Introdução: A glândula tireoide é responsável pela produção de hormônios como triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que têm papel importante na regulação de órgãos como o cérebro, rins, fígado e coração. A tireoidite de Hashimoto, também conhecida como tireoidite linfocítica crônica ou popularmente como doença de Hashimoto, é uma doença autoimune que afeta de forma progressiva a glândula tireoide. Alguns fatores etiológicos estão relacionados à tireoidite de Hashimoto, dentre eles, genéticos, ambientais e nutricionais, como a deficiência de selênio, iodo, ferro e vitamina D. Objetivo: Revisar evidências sobre a relação da Vitamina D no tratamento da Tireoidite de Hashimoto. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa, em que as buscas foram realizadas nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), utilizando descritores em saúde (DECS) e palavra-chave, conforme descrito a seguir: (Vitamin D OR Cholecalciferol) AND (Hashimoto's Thyroiditis). Após a análise dos estudos obtidos, foram selecionados 5 artigos para construir a presente revisão. Resultados: Os artigos demonstram que a suplementação de vitamina D em pessoas com tireoidite de Hashimoto traz resultados positivos no que diz respeito a melhora nos níveis de hormônio estimulante da tireoide (TSH), e redução da quimiotaxia de linfócitos inflamatórios na glândula tireoide. Conclusão: Pode-se concluir que a vitamina D pode estar relacionada com o surgimento de alterações na tireoide e pode ser uma aliada ao tratamento já existente, porém são necessários mais estudos que consolidam a dosagem e terapêutica ideal.
Palavras-chave: Doença de hashimoto; Tireoidite de Hashimoto; Colecalciferol; Vitamina D.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018