Introdução: A matéria de Ciências Morfológicas no ensino superior, desempenha um papel fundamental na formação de futuros profissionais da saúde. Porém, o ensino tradicional pode tornar-se um desafio para os estudantes novatos. Nas últimas décadas, as metodologias ativas, como a monitoria acadêmica, têm se destacado como uma alternativa eficaz para melhorar o aprendizado. Logo depois dela, temos o ensino híbrido, que combina aulas presenciais e recursos online, proporcionando uma experiência de discipulado mais flexível e adaptável, sua aplicação na monitoria acadêmica de Ciências Morfológica é desconhecida. Objetivo: Analisar se a implementação do ensino híbrido pode beneficiar a monitoria acadêmica de Ciências Morfológicas. Metodologia: A pesquisa adota o formato de “Relato de Experiência” e analisa 8 artigos acadêmicos publicados entre 2013 e 2021. As palavras-chave “Monitoria”, “Ciências Morfológicas” e “Monitoria Virtual” foram selecionadas para a busca na ferramente de pesquisa Google Acadêmico. A análise dos dados envolveu a seleção e leitura crítica dos artigos, com validação realizada pela pesquisadora. Resultados: O ensino híbrido tem o potencial de melhorar a aprendizagem dos alunos e promover uma maior interatividade na monitoria. Ele oferece flexibilidade e acessibilidade, aumentando o engajamento e participação dos alunos. No entanto, têm-se desafios, como o treinamento adequado de monitores e a infraestrutura tecnológica disponível. Considerações Finais: A adoção do ensino híbrido aprimorara a monitoria de Ciências Morfológicas no ensino superior. No entanto, é importante reconhecer as limitações desta pesquisa, apesar disso, tais descobertas destacam a necessidade de estudos futuros que explorem ainda mais a adoção desta estratégia no contexto de monitoria acadêmica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018