Introdução: A Iniciação Científica (IC) é uma oportunidade de extrema relevância e fundamental na vida acadêmica para a consolidação do conhecimento dos graduandos na área da pesquisa, bem como no desenvolvimento habilidades práticas e análise crítica. Dito isto, o Diabetes Mellitus por ser uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, gerando inúmeras complicações e lesões nos órgãos nobres (coração, pulmão, fígado, pés, rins e olhos), ações educativas podem sensibilizar essas pessoas a realizarem mudanças de hábitos e melhorarem sua qualidade de vida. Nesse contexto, torna-se importante o acompanhamento dessas pessoas por IC para realizarem cuidados qualificados como também incentivar o autocuidado e mudanças de hábitos por intermédio de ações educativas. Objetivo: Relatar uma experiência de alunas de IC do curso Enfermagem sobre uma ação de educação e saúde realizada em sala de espera no Ambulatório de Estomaterapia de uma Clínica Escola Integrada em Saúde sobre mudanças de hábitos e as complicações do DM. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no Ambulatório de Estomaterapia de uma Clínica Escola Integrada em Saúde de uma Instituição de Ensino Privada da cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil, no dia nove de setembro de 2023, durante as atividades de IC. Resultados: A atividade foi desenvolvida em quatro momentos: 1) Reunião com a orientadora da IC; 2) Busca na base de dados (artigos científicos sobre hábitos saudáveis e complicações relacionadas ao DM); 3) Construção do folder educativo e 4) Ação educativa na sala de espera com os pacientes do ambulatório de Estomaterapia. Na teoria, foi realizado orientação com a professora e coordenadora da IC, onde foi discutida a atividade a ser realizada, apresentando temáticas sobre complicações do diabetes e o papel da enfermagem. Utilizou-se artigos e consensos nacionais e internacionais atualizados sobre a temática. Ainda na teoria, diante do embasamento científico, foi realizado a construção da tecnologia educativa do “tipo folder” construída em uma plataforma de design gráfico que permite criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais, disponível online que integra imagens, fontes, modelos e ilustrações. As paletas de cores escolhidas foram tons pasteis, a destacar: verde, bege e rosa, com figuras sobre práticas saudáveis. Ressalta-se que todo o conteúdo tinha como foco, o autocuidado e as mudança de hábitos. Na atividade prática, foi realizada ação educativa com uso de tecnologia do tipo folder e rodas de conversas, nas quais eram sensibilizados a mudança de hábitos e adesão ao tratamento para a promoção da qualidade de vida. No folder continha as seguintes informações: controle da glicemia, alimentação saudável, prática da atividade física e os cuidados com os pés. Considerações finais: Conclui-se, portanto, que ações de educação em saúde realizadas nas salas de espera para pessoas com DM por alunos de IC no ambulatório de Estomaterapia, podem favorecer mudanças de hábitos e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Ademais, para os alunos de IC, proporcionará embasamento científico, raciocínio clínico e habilidades que poderão ajudar na prática clínica dos futuros enfermeiros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018