Introdução: A estomia é uma abertura de um órgão para o meio externo realizado através de procedimento cirúrgico no sistema digestório, vias urinárias ou respiratória, e que pode ser temporário ou definitivo com o objetivo de viabilizar eliminações, respiração ou alimentação. Essa situação traz inúmeros benefícios para o paciente estomizado, porém, algumas complicações poderão existir. Torna-se mister o cuidado de enfermagem, pois este profissional é essencial para minimizar as possíveis complicações. No entanto, é necessário embasamento científico e conhecimento das diversas tecnologias disponíveis para a realização de uma prática adequada, reduzindo danos e proporcionando mais confiança e segurança a pessoa com estomia. Para tanto, o uso de simulação realística usando materiais de baixo custo para a formação desses profissionais, pode ser fundamental, pois facilita o ensino com uma didática fácil e inovadora. Nesse contexto, sentiu-se a necessidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes de enfermagem, e por isso idealizou-se a construção de simuladores de estomias de eliminação a fim melhorar o conhecimento dos futuros enfermeiros sobre essa temática. Objetivo: Relatar a experiência de alunas de Iniciação Científica na construção e aplicação de simuladores para o ensino-aprendizagem de discentes sobre os cuidados com estomias intestinais de eliminação. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no Ambulatório de Estomaterapia de uma Clínica Escola Integrada em Saúde de uma Instituição de Ensino Privada da cidade de Fortaleza-Ceará, Brasil, no período de março de 2023, durante as atividades de Iniciação Cientifica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o CAAE nº 30939420.1.00005054. Resultados parciais: A atividade foi desenvolvida em três momentos, a destacar: 1) Revisão Narrativa (RN), por meio da busca de artigos científicos e consensos sobre cuidados com as estomias intestinais de eliminação; 2) Construção dos simuladores e 3) Aplicação dos simuladores. Na teoria, foi realizado leitura de material sobre construção de tecnologias educativas e sobre o cuidado de enfermagem ao estomizado, com os seguintes descritores e/ou palavras chaves: “estomias, cuidados de enfermagem e tecnologia educacional”. A amostra final contou com 15 artigos, um livro e dois consensos nacionais, totalizando 18 publicações que fundamentaram a construção dos simuladores. Durante a segunda fase, foi realizada a construção dos simuladores. Nesse momento de construção, usou-se os seguintes materiais de baixo custo para construir os estomas: massa de biscuit, tinta acrílica, verniz equipo, bolinha de isopor, tesoura, rolo para massa, palito de dente de bambu, pincel, cola branca, cola instantânea, vaselina, hidratante e maisena. No momento da construção, os passos foram os seguintes: A) Colocou-se na panela em um fogo baixo com temperatura de 160º C até ficar no ponto para biscuit os seguintes materiais: cola branca, hidratante, vaselina e a maisena. B) Após esfriar, começou-se a sovar (esticar e dobrar) a massa com a palma das mãos C) Adicionou-se a tinta na massa para ficar na cor vermelha e assim fazer os simuladores das estomias no tamanho e formado desejado. D) Construiu-se estomas sem e com complicações. Ainda na fase de construção, usou-se: madeira de Medium Density Fiberboard ou, em português, chapa de fibra de madeira de média densidade - MDF, adesivos laváveis do músculo reto-abdominal no tamanho da folha de papel A3, cola acrílica, caneta hidrográfica e bolsas de estomias de uma e de duas peças fornecidas pela indústria. E) Colou-se os músculos nas placas de MDF. A terceira fase, “Aplicação dos simuladores”, os discentes realizaram em três momentos: 1) Avaliação do músculo reto-abdominal para a demarcação correta e adequada do estoma com a caneta hidrográfica, a fim de evitar possíveis complicações, como: hernia periestomia, prolapso, retração e estenose. 2) Colagem dos estomas nas placas de MDF. Nesse instante, as alunas de IC e a docente responsável pelo projeto, realizavam orientações sobre: limpeza, uso de produtos utilizados para higienização, a fim de manter a integridade da pele e cuidados pele periestomia, esvaziamento da bolsa de estomia, como também tipos e tamanho de bolsas para cada necessidade, respeitando a técnica adequada com o cuidado especializado para reabilitação e autocuidado com objetivo de reduzir complicações recentes e tardias. 3) Instalação e remoção da bolsa de estomia. Nesse momento, os discentes instalavam as bolsas de uma e/ou de duas peças, além de retirá-las usando a técnica correta. Considerações finais: Conclui-se, portanto, que o uso de simuladores nas práticas educativas em saúde, pode contribuir para a enfermagem como uma didática que favoreça aos discentes a desenvolverem habilidades que ajudará no conhecimento, na melhora de sua prática clínica, bem como na segurança do paciente, proporcionado assim, melhora no autocuidado, mais autonomia e qualidade de vida ao estomizado. A pesquisa apresenta como limitação: a não validação dos simuladores com juízes. Ressalta-se que a validação junto a profissionais da saúde (juízes) será realizada em um momento posterior.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018