Introdução: A iniciação científica acadêmica tem como objetivo permitir que o aluno auxilie o professor-orientador em alguma pesquisa, escrita e atividades práticas, juntamente com a supervisão do mesmo. Dentro da grade curricular da formação bacharelado em Medicina Veterinária são ofertadas disciplinas de Fisiologia Veterinária, Fisiologia Veterinária, preparando os alunos para lidar com situações dos mais diversos níveis de exigência, e para que se sintam preparados para atuar no mercado, o aluno de iniciação científica necessita apresentar um domínio sobre o tema pesquisado, exercendo a função de auxiliar seu professor orientador no desenvolvimento do trabalho. Objetivo: Relatar a experiência das discentes na iniciação científica voluntária com tema: Marcadores moleculares de fertilização em ovinos deslanados. Métodos: Um estudo relatando a experiência da iniciação científica voluntária no projeto Marcadores moleculares de fertilização em ovinos deslanados, do curso de Medicina Veterinária, auxiliando nas atividades laboratoriais e nas práticas com os animais. Resultados: Foi possível realizar a revisão de conteúdos vistos em sala como: Anatomia Veterinária, Zootecnia geral, alimentação e nutrição de animais ruminantes. Pôde-se observar as atividades práticas de manejo e laboratoriais como: alimentação, teste rápido de mastite, pesagem dos animais, assim como seu escore corporal e famacha. Considerações finais: As atribuições da iniciação científica desempenham uma função muito importante dentro da medicina veterinária e proporcionam um aprofundamento do conhecimento teórico e prático dos alunos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018