RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA OPERACIONALIZAÇÃO DE UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

  • Autor
  • Railândia Xavier de Sousa
  • Co-autores
  • Érika Cristina Gomes de Freitas , Maria Larissa Felix de Queiroz , Ana Beatriz Freire Simplicio , Lia Guedes Bravo , Marcela Maria de Melo Perdigão
  • Resumo
  •  

    Introdução: A formação do conhecimento deve ser baseada em um processo de ensino e aprendizagem que proporcione uma relação entre o teórico e o prático. Destaca-se no desenvolvimento de fortes evidências científicas, o estudo clínico randomizado (ECR), considerado o método mais fundamentado para avaliar o resultado de um tratamento ou intervenção. Justifica-se este relato de experiência, uma vez que se entende ser fundamental que discussões sobre pesquisa clínica sejam incitadas desde a graduação, reforçando sua importância para o crescimento e fortalecimento da prática de enfermagem baseada em fortes evidências científicas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a operacionalização de um ensaio clínico randomizado. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência, relacionado a um ECR, desenvolvido por uma equipe de pesquisa formada por: uma Enfermeira, sendo a pesquisadora principal; duas enfermeiras e cinco acadêmicas de graduação em Enfermagem, atuando como pesquisadoras auxiliares. A coleta de dados do estudo foi realizada no período entre agosto de 2021 e abril de 2022, em um hospital de referência em Oncologia na cidade de Fortaleza/Ceará. A seleção das acadêmicas para participação no estudo ocorreu antes do início da pesquisa de campo. Para tal, seguiram-se alguns critérios como: comprometimento, manifestação do desejo e disponibilidade para participar do projeto. Após a seleção da equipe de pesquisa, foram estabelecidas algumas etapas de capacitação. O primeiro momento consistiu em uma leitura prévia de artigos e textos sobre a temática. O segundo momento foi uma capacitação via Google Meet com uma pesquisadora referência em Distress no Brasil. Posteriormente, houve um encontro presencial com a pesquisadora principal, o que possibilitou uma aproximação das integrantes com a temática, com discussões em relação aos instrumentos de coleta de dados. O estudo do qual se originou o presente relato de experiência foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o número 4.664.785. Resultados e Discussão: As funções desempenhadas pelas pesquisadoras auxiliares englobaram a abordagem inicial das pacientes, durante a espera para infusão da quimioterapia antineoplásica, aplicação dos critérios de elegibilidade e realização de um processo de randomização em blocos, com alocação no Grupo Controle ou Grupo Intervenção, de acordo com o resultado do sorteio. Além disso, foram coletadas informações sociodemográficas e clínicas em instrumento próprio. As pesquisadoras auxiliares também atuaram na aplicação da intervenção, que consistia na aplicação de música, por meio de fones de ouvido, para as participantes da pesquisa nos primeiros 30 minutos da sessão de quimioterapia antineoplásica. No Grupo Controle foram mantidos os cuidados habituais do serviço. Em ambos os grupos, as pesquisadoras auxiliares, aplicavam o Termômetro de Distress para avaliação do nível de distress das participantes e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, logo antes do início da quimioterapia antineoplásica e após decorridos 30 minutos do seu início. Foi possível observar que, a partir da prática clínica, as discentes tornaram-se pesquisadoras mais críticas, com notória aquisição de conhecimento específico e estruturado sobre o assunto em questão, aperfeiçoando sua experiência extracurricular acadêmica e profissional. Considerações finais: A prática vivenciada em pesquisa clínica foi de suma importância, colaborando com o crescimento e fortalecimento da enfermagem enquanto ciência e transportando o conhecimento científico teórico para a prática do cuidado. Os momentos de discussões sobre o tema e a participação na execução das diversas etapas do estudo proporcionaram às acadêmicas a conquista de novos conhecimentos.

  • Palavras-chave
  • Ensaio Clínico; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem clínica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

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