Introdução: A formação de profissionais de saúde sob o viés do gênero, enquanto determinante social da saúde, ainda se constitui um desafio, permeada por aspectos que envolvem questões pessoais e técnicas. A reflexão sobre fenômenos de Enfermagem à luz de referenciais teóricos que fazem interface com o aspecto formativo pode contribuir para ampliação do olhar sob questões complexas, como a que envolve o cuidado às minorias sexuais e de gênero. Objetivo: Refletir sobre a formação em pesquisa em gênero à luz do Modelo de Aquisição de Habilidades de Patricia Benner. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo, na modalidade reflexão teórica, a qual tem como objeto o processo de formação em pesquisa em gênero em um grupo de estudos e pesquisas do curso de Enfermagem de uma faculdade privada de Maracanaú-CE. A pesquisa é isenta de análise do CEP, considerando o disposto na Resolução nº 510/2016. Resultados: O modelo de Patricia Benner, embora focado na prática clínica, pode ser aplicado à análise de fenômenos formativos como o que envolve a formação em gênero de acadêmicos de Enfermagem, vislumbrando o alcance dos níveis de proficiência visando à qualificação dos cuidados às minorias sexuais e de gênero, possibilitando o exercício dos princípios que norteiam as ações e serviços de saúde no SUS. Considerações finais: Vislumbra-se o potencial de realização de estudos que identifiquem as habilidades e competências a partir dos níveis de proficiência descritos por Benner no cuidado às especificidades que envolvem o gênero dos usuários do SUS.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018