Introdução: a aldeído desidrogenase 1A1 (ALDH1A1) é uma isoenzima da família do aldeído desidrogenase (ALDH), que tem conexões com as células-tronco cancerosas responsáveis por desencadear o desenvolvimento, avanço e reaparecimento de tumores. Estudos sugerem que a superexpressão dessa proteína em carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (CCECP) pode associar-se à resistência ao tratamento oncológico e prognóstico clínico desfavorável a esses pacientes. Objetivo: sistematizar dados da literatura sobre a expressão imuno-histoquímica de ALDH1A1 em CCECP, correlacionando os achados com parâmetros clínico-patológicos de estudos laboratoriais. Métodos: análise conduzida seguindo a abordagem metodológica do PRISMA para revisões de escopo. Dois pesquisadores realizaram uma busca independente nas bases de dados da PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e LILACS, utilizando combinações de descritores em ciências da saúde e medical subject headings (DeCS/MeSH), através de “and/or/not”, tabulando dados publicados na língua inglesa em um intervalo de 10 anos (2013 a 2023). O software Rayyan® foi utilizado para o gerenciamento de referências. Resultados: com a busca, um total de 184 estudos foram recuperados e apenas 6 pesquisas in vitro foram incluídas. As informações tabuladas destacam que a expressão de ALDH1 foi correlacionada a resistência ao tratamento, níveis elevados de células supressoras mieloides derivadas da medula óssea circulante, maior estágio tumoral, alto estágio nodal, gerando baixa sobrevida global. Considerações finais: a participação de ALDH1A1 pode estar relacionada ao prognóstico clínico desfavorável em pacientes com CCECP, o que se sugere o reforço de pesquisas sobre esse marcador como forma de intervenção dentro de um contexto clínico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018