Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que causa alterações comportamentais, motoras e de aprendizagem. Uma das características mais notáveis no autista é o comportamental que, muitas vezes, está associado à diminuição ou ausência de contato visual e verbal, dificuldade de interação social e a hipersensibilidade sensorial, o que pode tornar o atendimento odontológico um desafio.
Os impactos sonoros do consultório odontológico podem ser incômodos para uma parte da população saudável gerando medo e ansiedade. Situações que envolvam estímulos estressores como, por exemplo, odores, toques físicos, luzes fortes ou sons muito altos, podem aumentar a insegurança do paciente. E no TEA, esses estímulos podem ter uma captação substancial corroborando com um atendimento mais complexo.
As taxas de incidência do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é mais comum na população infantil autista e, por isso, o cuidado durante os procedimentos odontológicos mesmo que não invasivos, novas técnicas de distração e a tecnologia como aliada durante o atendimento é de suma importância para esse perfil de paciente.
Objetivos: Realizar uma revisão da literatura sobre o impacto sonoro do atendimento odontológico na saúde mental dos autistas.
Metodologia: Foram realizadas pesquisas de artigos completos na base de dados EBSCO Host e Science Direct, com palavras-chaves equivalentes pelo DeCS/MeSH: Pitch Perception, Integrative Dentistry e Autism Spectrum Disorder, no período de 2018 a 2023 nos idiomas inglês e português. Excluiu-se artigos que fugissem da temática principal, jornais, revistas, revisões de literatura e selecionados para leitura os que tivessem relação com a área Dentistry & Oral Sciences Source.
Resultados e Discussão: Foram encontrados 16.156 artigos em ambas as plataformas. Aplicando os métodos de refinamento da pesquisa, obtivemos 5.794 artigos. Foi realizada a leitura de título e de resumo e o total de 22 artigos foram captados. 18 artigos foram eliminados após leitura completa e selecionados o total de quatro para elaboração do trabalho. Um artigo apresentou a utilização das técnicas da pedagogia visual e video modeling como forma de investigar os níveis estressores dentro do consultório odontológico medindo as taxas de cortisol salivar. Um estudo aplicou a realidade virtual no consultório e utilizou escalas neurocomportamentais para elucidar a eficiência na percepção dos níveis estressores. Um outro estudo observou que a utilização de sedativos orais e gases hilariantes obteve um bom resultado em crianças na odontopediatria. O último artigo revelou que as técnicas audiovisuais oferecem redução dos níveis estressores em crianças através da medição de imunoglobulina A salivar.
Considerações finais: Portanto, a utilização de técnicas audiovisuais em pacientes pediátricos na odontologia possui boa resposta na redução dos níveis estressores desse grupo, entretanto faz-se necessários mais estudos para ampliar novas formas de reduzir os fatores irritativos e potencializar os já existentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018