Introdução: Os hábitos alimentares praticados na primeira infância são carregados durante todas as outras fases da vida. Quando incorretas, as práticas alimentares propiciam o surgimento de disfuncionalidades na saúde do indivíduo, sobretudo em seu estado nutricional, acarretando em prejuízos no desenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar as práticas alimentares de crianças brasileiras entre 0 e 24 meses de idade, e verificar se são realizadas conforme o recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, além de buscar os principais fatores relacionados a práticas alimentares não saudáveis. Métodos: A presente revisão de literatura foi-se realizada por meio da seleção de publicações científicas nas bases de dados Scielo, ESBCO HOST e Pubmed, nas quais houveram o cruzamento das palavras chaves “Infant Nutrition”, “Child Nutrition” e “Complementary feeding”. Usou-se como critério de inclusão estudos experimentais, realizados com crianças brasileiras publicados entre 2018 a 2023, nos idiomas inglês, espanhol ou português. Resultados: Os estudos relataram frequente desmame infantil precoce; baixa prevalência da amamentação complementar; início da introdução alimentar antes da idade recomendada; alto consumo de açúcares e industrializados antes dos 2 anos; baixo consumo de todos os grupos alimentares; práticas alimentares incorretas mais frequentes em regiões e âmbitos familiares vulneráveis. Considerações finais: A literatura expõe inadequações nas práticas alimentares durante a introdução alimentar em crianças brasileiras, impasse associado ao contexto sociodemográfico o qual a criança está inserida (renda familiar e regiões de maior vulnerabilidade), e ao nível de escolaridade e orientação nutricional da mãe.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018