Introdução: A busca por um corpo considerado esteticamente perfeito tem sido cada vez mais comum na sociedade atual, o que pode levar a comportamentos alimentares inadequados e ao surgimento de transtornos alimentares e dismorfia corporal. Nesse sentido, é importante investigar se a mídia social e os padrões de beleza propagados pela sociedade exercem influência no comportamento alimentar das pessoas. A relação entre comportamento alimentar, transtornos alimentares, mídias sociais e transtorno dismórfico corporal (TDC) tem sido amplamente estudada na literatura. Com o aumento do uso de mídias sociais, há uma preocupação crescente sobre o impacto que elas podem ter sobre a percepção do corpo e comportamento alimentar. O TDC, por sua vez, pode estar associado a transtornos alimentares e pode ser influenciado pelas mídias sociais. Objetivos: revisar a relação da mídia sob o comportamento alimentar. Métodos: Para a construção da presente pesquisa inicialmente elaborou-se a seguinte pergunta norteadora: “Há relação da mídia sob o comportamento alimentar?”. Na sequência, foram realizadas pesquisas nas bases de dados Google Scholar, Scielo e PubMed, utilizando os descritores "Comportamento alimentar" e "Mídia" combinados com o operador booleano “e”. Para realizarmos essa revisão de literatura os critérios de seleção foram artigos publicados entre 2018 e 2022, em português, inglês ou espanhol, que respondessem a pergunta norteadora. Foram excluídos artigos que tinham como objetivo exercício físico, atletas, ou que estivessem duplicados entre as bases de dados. Resultados: Para compor a presente pesquisa foram selecionados quatro artigos de acordo com os critérios de elegibilidade. A partir da análise desses estudos, observou-se que a mídia social exerce uma forte influência na construção de padrões de beleza, e a exposição a esses padrões idealizados associados a pressão social por um corpo perfeito podem ter um impacto negativo no comportamento alimentar das pessoas. O primeiro estudo observou que o uso excessivo de mídias sociais pode estar associado a comportamentos alimentares disfuncionais em estudantes de Nutrição. Os resultados indicaram que os estudantes que passam mais tempo nas redes sociais têm maior probabilidade de apresentar atitudes relacionadas a transtornos alimentares, como restrição alimentar, preocupação com o peso e imagem corporal negativa. A segunda pesquisa analisou a influência da mídia na adolescência e mostrou que a exposição a imagens idealizadas de corpos pode levar a comportamentos alimentares prejudiciais. Os autores ressaltaram a importância de se promover uma educação midiática para ajudar os jovens a compreenderem melhor as mensagens midiáticas e a desenvolver uma imagem corporal positiva. O terceiro artigo investigou a recordação de propaganda televisiva de culto ao corpo entre mulheres jovens com transtornos alimentares como anorexia nervosa ou bulimia nervosa. Os resultados mostraram que as mulheres com transtornos alimentares recordavam mais anúncios de produtos alimentares do que aquelas sem transtornos, sugerindo que a mídia pode ter um papel significativo na perpetuação desses transtornos. Já o último estudo explorou a relação entre o estilo de vidas dos pais e um ambiente favorável a obesidade bem como a influência da mídia. Os autores destacaram a influência significativa dos pais no comportamento alimentar de seus filhos e ressaltaram a importância de se promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Esses artigos indicam a importância da educação sobre alimentação saudável e imagem corporal positiva, além de ressaltar a influência da mídia no comportamento alimentar. É fundamental que profissionais de saúde, educadores e famílias trabalhem em conjunto para promover hábitos alimentares saudáveis e uma imagem corporal positiva, especialmente em jovens em fase de desenvolvimento. Considerações finais: Com base nos estudos revisados, pode-se concluir que há, de fato, uma influência significativa da mídia, consequentemente, da estética e dos padrões de beleza no comportamento alimentar das pessoas. Nesse contexto, é essencial que haja uma maior conscientização e educação sobre hábitos alimentares saudáveis e a valorização da diversidade de corpos e aparências. As mídias sociais têm um papel importante nesse processo, uma vez que muitas vezes são utilizadas como fontes de informação e referência em relação à estética corporal e alimentação. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidas estratégias para limitar a exposição a imagens que reforçam padrões de beleza irreais e potencialmente prejudiciais à saúde. Além disso, é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância de um comportamento alimentar saudável, evitando dietas extremas e buscando uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades individuais. Por fim, é importante destacar que a influência da estética e dos padrões de beleza no comportamento alimentar é um tema complexo e multifacetado, que envolve aspectos biopsicossociais. Sendo assim, é fundamental que sejam realizados mais estudos nessa área, a fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto e desenvolver estratégias mais efetivas para lidar com essa questão.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018