Introdução: Os cuidados com a saúde da criança e do recém-nascido são fundamentais, pois existe a finalidade de promover um crescimento e desenvolvimento infantil adequado, na busca de reduzir outros possíveis agravos e acidentes. Nesse contexto, tem-se as tecnologias educacionais como produtos criados de forma estratégica, para serem usadas como ferramentas para a promoção da educação em saúde acerca do cuidado com a saúde na primeira infância, pois proporcionam um método de aprendizagem lúdico a depender do processo de aprendizagem de cada pessoa, podendo não apenas serem utilizados pelos profissionais de saúde, mas também pelos responsáveis legais e rede de apoio da criança. Objetivo: Analisar na literatura as tecnologias educacionais na primeira infância com enfoque no cuidado de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de junho a agosto de 2023, através dos descritores “Saúde da Criança”, “Atenção Primária à Saúde” e “Enfermagem”. Os critérios de inclusão utilizados foram: publicados em português, com abordagem da temática e ano de publicação de 2019 a 2023. Acerca dos critérios de exclusão, os mesmos foram artigos não disponíveis na íntegra, teses, dissertações e cartas aos leitores. O critério de análise de cada tecnologia foi definido a partir da interpretação do material de forma qualitativa. Vale ressaltar, que por se tratar de um estudo de revisão não envolvendo seres humanos, o mesmo dispensa apreciação do comitê de ética, no entanto a pesquisa respeita a propriedade intelectual dos autores dos artigos que constituíram a amostra, nomeadamente, na citação rigorosa de seus trabalhos. Resultados e Discussão: De acordo com a literatura analisada, os resultados de tecnologias educativas desenvolvidos são voltados para orientações do desenvolvimento infantil e em diversos tipos de tecnologias, sendo elas: websites acerca da linguagem infantil, guia ilustrado de orientações a cuidadores sobre deficiências neuro motoras, cartilha sobre marco do desenvolvimento da linguagem na infância, protótipo de chatbot Mamãe-BebÊpara promoção da saúde infantil com foco em trabalhar e ofertar orientações para mãe, além de cartilha acerca da higiene do sono para crianças e também aplicativo de telemedicina com objetivo de realizar triagem adequada a crianças com suspeita de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Vale ressaltar, que dentre as tecnologias analisadas, tem-se um crescimento de promoção a saúde voltada para o desenvolvimento infantil, por ser uma demanda de distúrbios presentes na população infantil atualmente. Assim, as tecnologias encontradas interligam-se com o cuidado de enfermagem, visto os profissionais enfermeiros atuarem na Atenção Primária à Saúde, dentro da consulta de puericultura, prestando promoção, acompanhamento e cuidado a saúde da criança, tendo um dos seus componentes a monitorização do desenvolvimento infantil. Considerações finais: Conclui-se que as tecnologias educacionais na primeira infância se interligam com a consulta e cuidado de enfermagem, visto estudos relatarem repercussões ao desenvolvimento infantil e assim fortalecer o desenvolvimento de novas pesquisas e ações de profissionais da saúde, como também de pais, cuidadores e comunidade inserida no cuidar da criança.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018