Introdução: A vitamina D desempenha um papel importante na regulação dos processos de sinalização que controlam o desenvolvimento. Baixos níveis de vitamina D estão relacionados a muitos distúrbios neuropsiquiátricos e neurodegenerativos. Foi observado, que crianças e adolescentes com autismo têm níveis de vitamina D mais baixos do que crianças que não possuem a doença, porém ainda não há comprovação da relação entre insuficiência de vitamina D e a etiologia do autismo. Objetivo: Revisar na literatura a relação entre os níveis de vitamina D em crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizados 4 trabalhos. Estes trabalhos foram pesquisados nas bases de dados LILACS e Pubmed, na língua inglesa, e como filtros foram usados: ensaio clínico e pesquisas dos últimos 5 anos. Os descritores que auxiliaram na busca dos estudos foram: Child, Deficiency Diseases, Adolescent, Vitamin D, Autistic Disorder. Resultados: Foram observadas as seguintes informações sobre pacientes pediátricos com TEA: 61,4% estavam com deficiência em vitamina D, 26,6% apresentavam insuficiência, e apenas 12% estava com a vitamina D em níveis normais. Como justificativa para tais dados, pode-se destacar alguns como: mutações genéticas, e ainda o hábito alimentar dos indivíduos estudados. Considerações finais: É possível observar que crianças que possuem autismo, tem níveis de vitamina D mais baixos em comparação a crianças e adolescentes que não estão no espectro.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018