Introdução: A água desempenha um papel fundamental na geração e manutenção da vida em nosso planeta. Compreende parte significativa das células de todos os seres vivos, participando em processos de transporte de nutrientes e dejetos; produção e armazenamento de energia, etc. O homem, além de usar a água para suas funções vitais como todas as outras espécies de organismos vivos, também utiliza os recursos hídricos para um grande conjunto de atividades, tais como: produção de energia; transporte (navegação); desenvolvimento industrial, higienização, etc. A poluição do meio aquático altera as características físicas, químicas e biológicas das águas, podendo ocasionar várias doenças à população. Objetivo: O presente trabalho avaliou o uso da tecnologia de eletrocoagulação/flotação com corrente direta pulsada no tratamento de uma água de lagoa localizada no município de Fortaleza/CE para fins de abastecimento, bem como realizou o monitoramento dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos antes, durante e após o processo de tratamento por eletrólise. Métodos: Os experimentos realizados foram desenvolvidos num reator de eletrocoagulação-flotação (ECF) construído em acrílico, operando em batelada, com dimensões de 60,0 cm de altura e 10,0 cm de diâmetro, resultando num volume total útil de 4,710 cm3. Para esse estudo foi utilizado apenas eletrodos de alumínio. As variáveis utilizadas nas experimentações foram velocidade de agitação e frequência. Com a finalidade de comparar os resultados obtidos com a legislação vigente relacionados ao padrão de potabilidade, foram utilizados os valores máximos permitidos para as águas de abastecimento humano no Brasil, preconizados na Portaria GM/MS n° 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde do Brasil (BRASIL, 2021). Resultados: Os percentuais de remoção de matéria orgânica, cor aparente e turbidez variaram entre 80 - 90% de remoção desses parâmetros. Quanto à parte microbiológica, a tecnologia de tratamento proposta possibilitou a remoção de 98% de Escherichia coli e Coliformes Totais conforme apresentaram os exames microbiológicos executados na água de estudo tratada, atendendo assim aos padrões estabelecidos pela Portaria nº 888, do Ministério da Saúde do Brasil de 04 de maio de 2021 (BRASIL, 2021). A utilização do processo eletrolítico com corrente direta pulsada proporcionou a redução dos custos energéticos acima de 50% no tratamento de água de lagoa eutrofizada, possibilitando um estudo posterior para escalonamento da tecnologia. Considerações finais: Os resultados obtidos no estudo em escala laboratorial denotam que o processo eletrolítico apresenta elevado potencial para ser aplicado em escala real, se caracterizando como uma alternativa de baixo custo de investimento e operação, sendo viável e acessível no aspecto de uso doméstico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018