Com as constantes modificações nas relações sociais, a estrutura familiar tem se modificado, mas sua essência continua protegida pela Constituição. Um reflexo desse fenômeno, é a forma como surgiram diversos arranjos familiares, sendo, uma dessas novas estruturas fenomenológica o poliamor. Essa estrutura permite a coexistência afetiva de um relacionamento conjugal em um número maior que dois, onde, todos os seus participantes aceitam uns aos outros. Assim, indaga-se: Quais as implicações jurídicas do poliamorismo? A questão chegou aos tribunais brasileiros, necessitando de discussões acerca do tema. A presente pesquisa tem o intuito de buscar fundamentos jurídicos sobre a legalidade do poliamor e a forma com que a legislação atual é capaz de lidar com os conflitos envolvendo a regulamentação desse tipo de arranjo familiar e seus reflexos. Utilizando o método de pesquisa exploratória e bibliográfica, buscando referência em materiais já elaborados. Sabe-se que, o poliamor já é uma realidade, porém ainda não regulado, podendo causar insegurança jurídica às partes evolvidas no que tange a questão patrimonial. Baseando-se no aspecto afetivo, e tendo em vista as mudanças trazidas por esse conceito, é compreensível esperar que esse tipo de relacionamento chegue a ser considerado uma instituição familiar. Conclui-se que, mesmo que a multiplicidade de uniões seja considerada ilícita, não é possível supor que esta mesma união viole os deveres impostos pelo princípio da boa-fé, devendo sempre buscar a proteção dos princípios da afetividade, cabendo as esferas jurídicas e legislativas se adequar a realidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018