Introdução: A abstinência alcoólica é um quadro de risco sério para a saúde, esse problema ocorre quando o indivíduo é dependente do álcool e para de consumi-lo abruptamente. Os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos que atuam como depressores do sistema nervoso central, proporcionando efeitos ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Objetivo: O objetivo do trabalho é apresentar a incidência do uso de benzodiazepínicos na dependência alcoólica, os medicamentos mais prescritos e as possíveis interações medicamentosas. Métodos: O estudo utilizou a metodologia de revisão integrativa da literatura com o objetivo de reunir e sintetizar o conhecimento científico existente sobre o uso de benzodiazepínicos no tratamento da dependência alcoólica. Resultados: Os benzodiazepínicos são amplamente utilizados no tratamento da síndrome de abstinência do álcool. Eles são considerados o padrão ouro no manejo ambulatorial dos sintomas de abstinência, pois não apenas reduzem a gravidade da síndrome, mas também diminuem o risco de convulsões associadas à abstinência do álcool. Considerações finais: Com base nos estudos, as taxas de alcoolismo apresentaram variação entre 43% a 46%, logo, conclui-se que o percentual é significativo para condição de saúde dos indivíduos e mostra a importância da abordagem desse tema como um problema de saúde pública e a necessidade de garantir o acesso ao tratamento adequado nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018