O USO DO VIDEOGAME COMO RECURSO FISIOTERAPÊUTICO NA REABILITAÇÃO FUNCIONAL

  • Autor
  • Mateus Silveira Rios
  • Co-autores
  • Geovane Lucas Torres Teixeira Rodrigues , João Alberto de Arruda Rocha , Joyce Rocha Silveira , Francilena Ribeiro Bessa
  • Resumo
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    Introdução: O uso de intervenções utilizando videogames ou realidade virtual podem proporcionar benefícios ao usuário como maior envolvimento, motivação, prática e repetição de movimentos, bem como atividades mais desafiadoras e variadas e recursos visuais instantâneos (MENTIPLAY et al.,2019). Alguns videogames disponíveis que foram testados para pesquisa são o Playstation II (PS2) com a câmera Eye Toy, o Nintendo Wii e o Microsoft Xbox com a câmera Kinect (ALEMÃO et al., 2019). Outros dispositivos simples como mouse e joystick também podem ser usados. Dependendo do recurso utilizado, sendo ele imersível ou não imersível, o nível de atividade do usuário pode variar de relativamente inativo (uso de computador e joystick) e altamente ativo (movimentos de corpo inteiro) (MAÑAS et al., 2020).Objetivo: Avaliar a utilização de jogos de videogame na fisioterapia voltado para a reabilitação funcional. Metodologia: Trata-se de um revisão de literatura utilizando-se das bases de dados Pubmed, Cochrane e NIH, e tendo como descritores “video game” e “physiotherapy”. Foram utilizados estudos dos últimos 5 anos nos idiomas inglês e português resultando em 68 artigos encontrados onde 23 foram incluídos e os restantes foram excluídos por fuga do tema e textos incompletos. Resultados e Discussão: Realizado análise de todos os artigos, foi identificado que a utilização do videogame como um recurso fisioterapêutico, tem uma característica mais lúdica, tendo bons resultados em doenças neurológicas abrangendo 12 artigos dos 27 incluídos, uma atividade que proporciona dependendo do dispositivo, em movimentos mais precisos. Eles também foram relatados como mais agradáveis e considerados menos trabalhosos (ALEMÃO et al.,2021).  Essas descobertas aumentam o conhecimento sobre o valor da personalização no design de jogos para a reabilitação de pessoas. Tendo em vista os resultados apresentados, os benefícios demonstrados nos estudos são o aumento da força dos membros requisitados, a melhora da postura já que a prática consegue recrutar zonas cerebrais e a relação entre fisioterapeuta e paciente. Considerações finais: O uso do videogame se mostra como um excelente método alternativo de reabilitação, pois oferece aos pacientes mais saúde de forma divertida ajudando a efetivar os resultados da reabilitação de forma promissora.

     

  • Palavras-chave
  • Videogame, Fisioterapia, Reabilitação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

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