Introdução: A sociedade atual impõe uma rotina de trabalho intensa que pode causar estresse e ansiedade nos trabalhadores, especialmente em profissões de alto risco, como a dos Bombeiros Militares. Eles enfrentam jornadas prolongadas, turnos noturnos, que prejudicam a qualidade do sono e nos níveis de estresse, com repercussões nos gatilhos alimentares. Essa má qualidade do sono está associada a mudanças nos hábitos alimentares, resultando em um desequilíbrio calórico que aumenta o risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como Hipertensão Arterial, Diabetes e Dislipidemias. Objetivo: Avaliar os níveis de estresse, ansiedade, qualidade do sono e comportamento alimentar noturno, em associação com o perfil nutricional dos Bombeiros Militares que atuam nos quartéis da cidade de Fortaleza - CE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que envolveu 15 bombeiros Militares, idades 20-59 anos. Analisou-se dados antropométricos (índice de massa corporal, circunferência da cintura e do pescoço), qualidade de sono (PSQI), sonolência (Escala de Sonolência de Epworth), comportamento alimentar (Questionário Holandês do Comportamento Alimentar), estresse e ansiedade foram avaliados. Resultados: Observa-se importante frequência de excesso de peso (86,7%) e risco aumentado para doenças cardiovasculares (46,6%) de bombeiros militares. Ademais, foi possível verificar uma baixa frequência de ansiedade leve, sintomas alimentares noturnos ou compulsão, contudo, majoritariamente, apresentam uma qualidade do sono ruim ou distúrbio do sono (80%). Considerações finais: Os resultados deste estudo oferecem informações valiosas para orientar intervenções de saúde específicas para bombeiros militares, destacando a necessidade de abordagens abrangentes que considerem a saúde física, bem-estar emocional e os hábitos de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018