Introdução: A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de células estromais fora do útero, associada à dismenorréia, sangramento uterino irregular e infertilidade. Mulheres com endometriose apresentam níveis mais baixos de vitamina D e a ingestão de vitamina D resulta na melhora da dor pélvica e diminuição do colesterol total/HDL nessa doença. Objetivo: Revisar na literatura os efeitos da suplementação da vitamina D com a endometriose. Métodos: Para a busca de dados foram utilizados os descritores: (endometriosis) e (vitamin d) no PubMed, sendo 131 estudos encontrados, em que 49 estudos foram publicados entre 2018 e 2022, e apenas 4 foram elegíveis para compor o trabalho. Resultados: A administração de vitamina D apresentou potencial de redução da proteína ?-catenina, de redução da relação colesterol total/HDL, da proteína C-reativa (PCR) e dor, além de aumento da capacidade antioxidante total. Além disso, em um ensaio com camundongos a administração de vitamina D diariamente diminuiu as lesões de endometriose. Considerações finais: A suplementação de vitamina D mostrou resultados benéficos como a modulação da proteína ?-catenina, controle das dores pélvicas, diminuição dos níveis de colesterol e PCR e inibição do desenvolvimento de lesões no endométrio. Desta forma, é imprescindível que mais pesquisas a respeito dos efeitos da suplementação de vitamina D nos sintomas clínicos, perfis metabólicos, e modulação dos agentes envolvidos no processo patológico da endometriose.
Palavras-chave: Endometriose; Vitamina D; Proteína ?-catenina; Proteína C-reativa; Suplementos Nutricionais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018