A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E MUDANÇAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Luísa Inghrid Souza da Silva
  • Co-autores
  • Maria Zelfa de Souza Feitosa Oliveira
  • Resumo
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    Introdução: A história da Psicologia, no Brasil, está atrelada à Educação desde a regulamentação da profissão em 1962. Com o aprofundamento das discussões acerca de um projeto de compromisso social da Psicologia no Brasil, por volta da década de 1960 e que se estende aos dias atuais, houve uma mudança da visão reducionista da profissão para os problemas na educação e passou-se a ver o aluno como sujeito protagonista, considerando todo seu contexto social, problematizando-se, assim, a figura do aluno problema. Objetivo: Rever as conexões da Psicologia com a Educação, a partir de um modelo de ensino holístico, voltado para as experiências de vida do aluno, em seu processo de aprendizagem. Metodologia: Revisão crítica das obras “O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente ” (BOCK et al., 2022) e “Ensinando a Transgredir: A educação como prática de liberdade”, de bell hooks (2017), respectivamente um artigo e um livro da área. Resultados e Discussão: A Psicologia, em suas primeiras incursões brasileiras, adotou uma tendência a-crítica e a-histórica, que se desdobrou em uma visão reducionista da realidade, o que contribuiu para a crise do pensamento psicossocial, no final da década de 1960. Em seu fazer, acabava realizando seleções e corroborando um modelo de ensino alinhado ao projeto de produção de alunos que seriam trabalhadores produtivos e competitivos no futuro, ignorando as individualidades e culpabilizando alunos, famílias, comunidades e as próprias escolas. Isso ocorreu como consequência da importação de teorias estadunidenses e europeias, que eram aplicadas ao Brasil sem considerar as condições sociais da população, ou seja, sem nenhuma forma de adaptação para a realidade brasileira. Evidentemente, não se constituía atenção dessa ciência os atravessamentos que as desigualdades associadas a determinados marcadores sociais, tais como raça, classe, gênero, idade, entre outros, os quais se interseccionam nos corpos dissidentes, produziam nos processos de ensino-aprendizagem. Responsabilizado por seu próprio sucesso ou fracasso, os sujeitos eram vistos de modo individualizado, sem que se considerassem as estruturas sociais que produzem subjetividades diversas. Com a promulgação da Constituição de 1988, iniciou-se um movimento de redemocratização no país que atravessou a construção de saberes em Psicologia, o que não se deu de modo simplista, mas sim a partir de um projeto de compromisso social ainda em construção, que produz desdobramentos complexos. Assim, se desenvolve o Projeto do Compromisso Social da Psicologia e, como consequência, ocorre um rompimento com as teorias importadas. O Projeto do Compromisso Social da Psicologia entende que o fazer psicológico não é neutro, e a partir de uma visão crítica visa promover mudanças sociais. Essa visão ética reverbera em todas as áreas em que havia espaço para atuação da profissão, como na Educação, onde a Psicologia e a Pedagogia passam a olhar para todos os aspectos vinculados ao processo de aprendizagem, o que ainda se constitui como um desafio cotidiano de desconstrução e reconstrução de saberes e práticas. Segundo bell hooks (2017) é necessário sair do sistema educacional “bancário”, termo cunhado por Paulo Feire, que visa uma aprendizagem de armazenamento e memorização de informações, e promovermos uma educação consciente e crítica. O aluno é retirado de um lugar passivo e sua experiência de vida passa a ser protagonista dos processos, promovendo assim um real engajamento no processo de aprendizagem. De igual maneira, é urgente considerarmos a interseccionalidade dos marcadores sociais sobre os corpos dos sujeitos envolvidos nos processos institucionais de ensino-aprendizagem, uma vez que esses apontam para a necessidade de construção modelos outros, pautados em um compromisso ético-político.
    . Considerações finais: A partir da discussão crítico-reflexiva realidade, compreendemos que a Psicologia e a Educação têm uma longa história de trocas, sendo de grande importância que esses dois campos de atuação estejam em contato contínuo, pensando e efetivando estratégias que se renovam frente aos novos desafios do cotidiano e considerando as estruturas sociais nas quais os sujeitos – incluindo-se psicólogas, psicólogos e psicólogues – estão inseridos. Pode-se com isso, proporcionar a melhoria dos processos educacionais e o real desenvolvimento pessoal dos alunos. 

  • Palavras-chave
  • psicologia, compromisso social, educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

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