Introdução: O ingresso de clientes nos bancos digitais foi resultado da desburocratização, agilidade dos processos e relacionamento com o cliente, diferentemente do que era proposto nos tradicionais. O marketing de relacionamento tornou-se uma ferramenta essencial para a retenção desses clientes. Isso ocorre devido a mudança de comportamento dos consumidores mais ativos em relação ao serviço ofertado, assim passando a ter mais poder de decisão em suas escolhas, necessidades e desejos. Para tanto, os bancos buscam estratégias para fidelização que possibilitem vantagem competitiva. Objetivo: Diante disso, o artigo tem como objetivo geral analisar o empreendedorismo digital como estratégia de evolução para micro e pequenas empresas. Métodos: Por meio de métodos, utilizou-se de uma pesquisa de natureza exploratória e com abordagem quantitativa. O questionário foi aplicado a micro e pequenas empresas, com atuação de comercialização pela internet. Resultados: Assim, observa-se que as maiores dificuldades dos empreendedores digitais na fidelização de seu público alvo estão relacionadas ao marketing de relacionamento, empresas entrevistadas não fazem um monitoramento de sua cartela de clientes, impossibilitando conhecer seu público e suprir suas necessidades. Considerações finais: foi possível concluir que mais de 62% dos entrevistados utilizavam algumas atitudes referentes aos retornos negativos para interagir e mostrar preocupação e consequentemente fidelizar seus clientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018