Introdução: A sustentabilidade refere-se a atividades que envolvem recursos necessários para a saúde da população em meio as dificuldades enfrentadas, seja no setor financeiro, social ou ambiental. Trabalhando em conjunto com a saúde pública, a sustentabilidade visa trazer uma melhor qualidade de vida para o paciente e a população no geral, estando presente em comunidades e na atenção básica, visando melhorias para tais meios. Objetivo: Reconhecer os meios em que a sustentabilidade está presente e analisar o desempenho da mesma na atenção primária. Metodologia: Esta pesquisa adota a abordagem de revisão integrativa da literatura. Inicialmente, realizamos a pesquisa em três bases de dados específicas:SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Os seguintes descritores foram utilizados na busca: saúde, sustentabilidade, saúde coletiva, saúde pública, atenção básica. Estabelecemos critérios para inclusão dos artigos na revisão, incluindo um período de seleção de 12 anos, a língua portuguesa, e a disponibilidade gratuita dos artigos na íntegra. Encontramos 8 artigos e selecionamos 3.Foram excluídos artigos duplicados e outros artigos que não se encaixavam nos nossos requisitos de pesquisa, já citado anteriormente.
Resultados e Discussão: Foi visto que sustentabilidade engloba setores econômicos, sociais e ambientais, foram abordados territorializações brasileiras com maior procura em meio a saúde pública e a região sudeste tem uma grande abrangência. Em meio ambiental fala-se muito a questão climática pois interfere muito no litoral. Outro indicativo é que a diversificação das equipes e a flexibilidade na atuação do agente comunitário podem afetar a sustentabilidade do modelo de Saúde da Família no Sistema Único de Saúde. Considerações finais: Os estudos selecionados mostram que a sustentabilidade na saúde é formada por setores e territórios, sendo assim, cada um possui sua própria particularidade, e que flexibilizar o NASF, pode comprometer o SUS, na atenção básica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018