Introdução: As doenças neurológicas podem ser descritas como acometimentos no Sistema Nervoso Central e Periférico. Em vista disto, são frequentes os impactos psicológicos e emocionais em pacientes neurológicos, visto que uma má percepção de si mesmo, além de uma tendência ao isolamento social, que podem ser desencadeantes de distúrbios influenciadores da qualidade de vida e consequentemente um comprometimento na qualidade de vida sexual, assim como a percepção de satisfação sexual. Objetivo: Avaliar a satisfação sexual em pacientes neurológicos. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura. Os estudos foram buscados nas plataformas BVS, PubMed, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Satisfação sexual”, “Pacientes neurológicos”, “Sexualidade”, “Reabilitação” e “Disfunção erétil”, nos idiomas inglês, português, francês e espanhol sem recorte temporal. Foram incluídos estudos observacionais e ensaios clínicos. Sete artigos foram utilizados para a confecção deste estudo. Resultados: Foram encontrados diversos resultados de avaliações quanto a satisfação do paciente neurológico após a atividade sexual, dentre eles destacam-se que a satisfação está inversamente proporcional a funcionalidade, ou seja quanto maior o nível de funcionalidade menor a satisfação sexual, entretanto em nenhuma patologia foi detectada a redução quanto ao desejo sexual, porém a satisfação sexual pode se apresentar diminuída em virtude de alterações fisiológicas relacionadas a ejaculação, ereção e orgasmo. Considerações finais: Os indivíduos com sequelas neurológicas, possuem alguma restrição, desentusiasmo, medo ao realizar o ato sexual ou alteração na percepção da satisfação sexual.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018