Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica de desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento de uma pessoa. Geralmente identificado na infância, é caracterizado por padrões repetitivos de comportamento, interesses restritos e dificuldades na comunicação verbal e não verbal. Intervenções precoces e apoio adequado podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA. Para tanto, profissionais devidamente habilitados desempenham um papel crucial na identificação dos sinais e sintomas do autismo na atenção básica e na realização das intervenções e encaminhamentos necessários. Isso destaca também a importância da prática da enfermagem em cuidados especializados a crianças com TEA para desempenhar melhorias no seu desenvolvimento neuropsicossocial, uma vez que estes profissionais se encontram na linha de frente do cuidado e são a porta de entrada para os serviços de saúde. Objetivo: Analisar a assistência de enfermagem no desenvolvimento neuropsicossocial de crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciado na literatura científica. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) realizada em setembro de 2023, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), em Fortaleza-Ceará-Brasil. Ressalta-se que nessa pesquisa, por ser uma RI não necessitou ir para o Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados e discussão: A amostra que compôs o estudo foram 6 publicações, entre os anos de 2021-2023, e mostraram que: todos (100%) estavam na LILACS, todos (100%) na língua portuguesa, sobressaindo-os em estudos transversais, e nível de evidência VI. Diante dos achados, as evidências originaram três categorias temáticas, a destacar: 1) Estratégias de cuidados assistenciais de enfermagem à criança autista, 2) Avaliação do nível de conhecimento da equipe de enfermagem sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 3) Percepção de pacientes e familiares sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A 1ª categoria destacou a abordagem centrada na criança, a comunicação efetiva de pessoas com TEA, treinamento em intervenções comportamentais, educação e apoio à família, administração de medicamentos, promoção de habilidades de autocuidado, avaliação de comportamentos e intervenção precoce, além de avaliação contínua. Na 2ª categoria, foi descrita a compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto na qualidade dos cuidados, a avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem e a importância da educação e treinamento do profissional. Enquanto que na 3ª categoria, foi descrita a promoção de habilidades de autocuidado, ambiente terapêutico adequado, diagnóstico e percepção inicial, experiência familiar no cuidado da criança com TEA e sua adaptação. Considerações finais: Concluiu-se que o cuidado assistencial de enfermagem à criança autista envolve estratégias específicas para atender às suas necessidades particulares, incluindo a compreensão das características do TEA, a comunicação eficaz, o apoio à família, a criação de um ambiente acolhedor e a promoção de habilidades de autocuidado. Além disso, a avaliação do nível de conhecimento da equipe de enfermagem sobre o TEA é fundamental para garantir cuidados de alta qualidade que contribuam no desenvolvimento neuropsicossocial infantil. Acredita-se que essa pesquisa possa contribuir para a melhoria dos cuidados prestados a crianças autistas e suas famílias, bem como dos cuidados de enfermagem. Portanto, essa abordagem integrada promove o respeito pela diversidade e a inclusão de todos na sociedade. Como limitação, têm-se a necessidade de mais pesquisas e intervenções no campo das crianças com TEA e o cuidado de enfermagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018