A dor, segundo Associação internacional para estudo da dor IASP - 2016, é “uma experiência angustiante associada a uma lesão tecidual atual ou potencial com componentes sensoriais, emocionais, cognitivos e sociais”. A dor em animais de companhia vem sendo estudada por muito tempo, com o intuito de descobrir uma escala álgica bem mais fidedigna para conseguir compreender algum processo doloroso nos animais, pois o mesmo pode ser decorrente de um procedimento cirúrgico gerando uma dor aguda que geralmente pode ser reduzida com o uso de analgésicos. A avaliação da mesma é uma tarefa desafiadora, pois além dos animais não se expressarem verbalmente, seus tutores não conseguem perceber e muitos médicos veterinários tem dificuldade de realizar essa avaliação. Pois a mudança comportamental diante de situações como o perigo, deixando-os mais deprimidos, imparciais, agressivos e agitados. O objetivo do presente trabalho é descrever sobre a confecção de uma ficha de avaliação de dor em cães. A criação da mesma foi realizada a partir da observação da escala curta de dor desenvolvida por Glasgow, pela Universidade de Helsinque e Melbourne, com o intuito de utilizar futuramente na avaliação de dor em cães no pós operatório. A ficha é constituída por dezessete (17) questionamentos, sendo elas: baseado na observação do animal em relação aos comportamentos do mesmo, como estado geral, mudanças no temperamento, apresentação de sensibilidade dolorosa na região da ferida cirúrgica, respostas na utilização de analgésicos, assim como a obtenção de efeitos colaterais por ação medicamentosa. Apresentações de distúrbios gastrointestinais, hiporexia e oligodipsia. Estas avaliações são indicativos de dor, pois são reflexos neuroendócrinos do animal em resposta a nocicepção. Conclui-se que a criação da presente ficha é extremamente importante, pois os cães não conseguem falar o que estão sentindo e seus tutores na maioria das vezes não conseguem perceber quando os mesmos estão com dor. No intuito de futuramente avaliar pacientes caninos atendidos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018