Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) apresenta circunstâncias distintas das quais podem oferecer riscos aos neonatos, e, estes incidentes de segurança, com ou sem danos, podem ocorrer independentemente da intenção dos profissionais. Os neonatos prematuros são mais suscetíveis à ocorrência de erros pelas suas particularidades e vulnerabilidades, uma vez que além de estarem em desenvolvimento dos sistemas orgânicos, necessitam de cuidados mais complexos. Objetivo: Avaliar o perfil das intervenções farmacêuticas realizadas a partir da análise das prescrições de pacientes neonatos internados em UTIN. Métodos: O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, observacional e descritiva, realizada em uma maternidade referência de Fortaleza/Ce. Foram analisados os formulários de registro das intervenções farmacêuticas (IF) realizadas no período de janeiro a junho de 2023, sendo estas descritas e catalogadas conforme seu impacto, bem como os profissionais e as principais classes medicamentosas envolvidas, a forma de contato e sua aceitação. Resultados: Durante o período de janeiro a junho de 2023, foram realizadas 576 CONEXÃO UNIFAMETRO 2023 XIX SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 intervenções farmacêuticas (IFs). Dentro desse total, 88,4% (n=509) foram aceitas; 7,8% (n=45) não foram aceitas e 3,8% (n=22) não tiveram registro sobre a aceitação. Do total de IFs, 79,7% (n=459) foram de fato efetivadas; 11,6% (n=67) não foram efetivadas e 8,7% (n=50) não tiveram registro sobre a efetivação. Conclusão: O acompanhamento pelo serviço de farmácia clínica, a avaliação e a intervenção farmacêutica das prescrições da UTI neonatal ajudam a diminuir os riscos associados aos medicamentos. Sendo a individualização do tratamento fundamental para garantir a segurança e eficácia das intervenções, garantindo a melhoria na sobrevivência e redução de complicações.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018