Introdução:
Entre as diversas enfermidades enfrentadas na atualidade, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) representa um significativo desafio para saúde de todo o mundo. Esta infecção pode levar ao desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que é caracterizada destruição das células de defesa, especialmente linfócitos T CD4+, levando ao comprometimento do sistema imunológico e a facilitação de infecções oportunistas, além de alguns cânceres e doenças neurológicas. Diversos estudos tem destacado que além das doenças diretamente relacionadas à infecção por esse retrovírus, algumas manifestações podem ser evidenciadas em diversas regiões do corpo, incluindo a cavidade oral. Dessa forma, torna-se importante o conhecimento do cirurgião dentista na identificação de algumas patologias intra-orais que possam estar relacionadas ao HIV.
Objetivos: Realizar uma revisão da literatura sobre as manifestações orais desenvolvidas pela infecção pelo HIV /AIDS.
Metodologia: Foram realizadas pesquisas de artigos completos na base de dados PUB MED publicados no período de 2018 a 2023 nos idiomas inglês e português utilizando as palavras-chaves equivalentes pelo DeCS/MeSH, a saber: Vírus da Imunodeficiência Humana, Síndrome da imunodeficiência Adquirida e manifestações bucais. Excluiu-se artigos incompletos ou que se desviassem da temática principal da pesquisa.
Resultados e Discussão:
Foram encontrados 6 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os artigos evidenciam que entre as principais manifestações relacionadas ao HIV estão: candidíase oral, leucoplasia pilosa, sarcoma de Kaposi e Gengivite ulcerativa necrosante. Outras manifestações menos prevalentes incluem: úlceras atípicas, doenças das glândulas salivares, herpes simples, papiloma vírus e Herpes Zoster.
Considerações finais: Embora se trate de uma doença descoberta na década de 80, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana ainda é um desafio à saúde pública. Os artigos mostraram que as principais manifestações orais evidenciadas pela contaminação por esse retrovírus estão relacionadas a uma redução na taxa de linfócito T CD4+. Assim, torna-se importante que o profissional da odontologia saiba identificar tais patologias e dessa forma, auxiliar no diagnóstico da AIDS ou mesmo, servir com indicador de acompanhamento da evolução da infecção e da efetividade das terapias medicamentosas, além de prover informações adequadas ao diagnóstico e tratamento das lesões bucais.
Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana; Síndrome da imunodeficiência Adquirida e manifestações bucais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018