O presente estudo revela a importância do desenho técnico tradicional, destacando a relevância contínua da disciplina de desenho técnico para a formação holística dos estudantes dos primeiros semestres em Arquitetura e Urbanismo. Neste ínterim, objetivou-se, a apreensão do desenho técnico de forma qualitativa, idealizado por interface manual, com o apoio de pranchetas, esquadros, escalímetros, assim como, compreensão de princípios e experimentações de design e a capacidade de comunicar ideias visualmente, que é inerente ao Arquiteto. Utilizou-se abordagem metodológica conservadora em relação aos princípios do desenho técnico e a possibilidade de avaliar de forma passiva e ativamente o ensino do desenho técnico. Enquanto resultado, a prática da monitoria, traz consigo a oportunidade, oferecida aos estudantes voluntários de vivenciar destrezas acadêmicas, especialmente introduzindo-os à experiência de ensino. Isso se traduz no desenvolvimento e na participação, às vezes de forma passiva, quando na ocasião de reavaliar a disciplina dentro da perspectiva de monitoria, e ativamente, de outras vezes, quando se faz a oportunidade de auxiliarmos enquanto monitores, em atividades de ensino, tirando alguma dúvida, esclarecendo quando percebemos também a percepção do estudante, engendrando integração, entre estudantes de diferentes etapas e Professora Orientadora, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino oferecido. Conclui-se que, o desenho técnico, não se reduz a uma habilidade tecnicista, mas, um componente cultural e histórico ao qual se ancora a componente digital da Arquitetura, mesmo em uma era usurpada pela globalização e tecnologias, e nesta, a tradição do desenho manual deve ser um pilar base.
Palavras-Chave: Monitoria, Desenho Técnico, comunicar ideias, Pilar Base.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018