Introdução: A questão do autismo ganhou destaque significativo nas últimas décadas, tornando-se um tópico de grande relevância no Brasil e em todo o mundo. O autismo é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento de indivíduos, e é caracterizado por uma ampla variedade de sintomas e graus de gravidade. Neste contexto, crianças com autismo no Brasil enfrentam desafios específicos em relação ao diagnóstico, acesso a tratamento adequado, inclusão educacional e social, bem como no combate ao estigma ao transtorno. Dessa forma, o diagnóstico bem elaborado e de forma mais individualizada torna o acompanhamento do paciente mais eficaz, acelerando o processo de evolução. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no atendimento a paciente autista em uma clínica escola. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no acolhimento a um paciente com grau de autismo nível 1 em clínica escola locada em Fortaleza – CE, realizado em junho de 2023, em estágio curricular da disciplina saúde da criança, com duração média de 2 horas. Resultados e Discussão: O Acolhimento foi realizado em um grupo de acadêmicos junto a preceptora no atendimento na clínica escola logo após aulas sobre acompanhamento de desenvolvimento infantil. Essa atividade prática proporcionou o aprendizado de diferentes possibilidades para o manejo de pacientes com transtorno de espectro autista e as formas acolhimento mais adequadas para esse público. A experiência na realização desse acolhimento foi bastante proveitosa, tendo em vista que pude perceber como adequado o manejo de um paciente com esse transtorno, onde fui estimulado a desenvolver meios de comunicação colaborativa para estabelecer conexão com o paciente. Esse cuidado na condução da comunicação pareceu adequado ao tornar o ambiente favorável para que o desenvolvimento do diagnóstico e intervenções de enfermagem se tornem cada vez mais práticos e assertivos. Aprendemos que devemos tornar o ambiente lúdico no acolhimento do paciente autista, com a utilização de ferramentas interativas, como brinquedos, jogos de montagem, figuras e desenhos para um ambiente familiar e confortável. Considerações Finais: A compreensão que se tem hoje sobre as necessidades peculiares à pessoa com autismo sugere a exigência mínima de suporte, apoio substancial e, em muitos casos, suporte extremo em todos os momentos. Nosso sentimento foi de ter proporcionado ao paciente o conforto de um ambiente acolhedor e agradável diante do manejo em conformidade com a literatura. Acreditamos que ações integrativas de enfermagem e a utilização de objetos lúdicos podem ser fundamentais para a promoção da saúde, melhora de sintomas, maior interação social além de melhor qualidade de vida para crianças com autismo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018