A Eimeria sp. é um parasito gastrointestinal de grande relevância na pecuária, sendo os bezerros mais afetados devido baixa imunidade, manifestando sinais como diarreia sanguinolenta, desidratação e perda de peso, frequentemente ocorre associação com helmintos, levando ao agravamento da sintomatologia apresentada. A transmissão ocorre pela ingestão de oocistos que podem ser encontrados em água contaminada, pastagens e até mesmo na pelagem dos animais. O diagnóstico é realizado com base nos sinais clínicos, epidemiologia e exames de fezes, que revelam a presença de oocistos de Eimeria sp e também ovos de helmintos. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de eimeriose associada a helmintos em duas bezerras da raça girolando com aproximadamente 1 mês de idade, mantidas em bezerreiro argentino, em uma fazenda leiteira no estado do Ceará. As bezerras foram examinadas, sendo coletadas amostras fecais para realização do exame coproparasitológico e quantificação de ovos e oocitos por gramas de fezes (OPG e OoPG). Após realização do exame parasitológico foi constatado a presença de oocistos compatíveis com o gênero Eimeria sp., e ovos de helmintos compatíveis com o gênero Strongyloides sp. Para o tratamento foi realizada medicação à base de Toltrazuril e Fembendazol, juntamente com terapia de suporte, levando à melhora significativa. O caso destaca a importância de estabelecer protocolos terapêuticos precoces e eficazes para diagnosticar e tratar a eimeriose em bezerros, visando reduzir os prejuízos em rebanhos bovinos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018