ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE CIRURGIA LABORATORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Raquel Moura de Sousa Silva
  • Co-autores
  • Isadora Arcoverde de Medeiros , Breno Andrade da Silva , Nereu Barreira de Aguiar Filho , Diego Felipe Silveira Esses , Clarice Maia Soares de Alcântara Pinto
  • Resumo
  • Introdução: O programa de monitoria pode ser caracterizado como uma estratégia institucional para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio de uma atividade discente que visa dar oportunidade ao desenvolvimento de competências técnicas e conhecimentos teóricos proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico e integração curricular em seus diferentes aspectos. Objetivo: Relatar a experiência dos monitores da disciplina de Fundamentos de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (FCTBMF), do curso de Odontologia do Centro Universitário Fametro – Unifametro em relação às atividades de monitorias ministradas através de plataforma digital e práticas presenciais. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado acerca da atuação dos monitores na disciplina de Fundamentos de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, disciplina teórico-prática laboratorial, durante o ano de 2023. Resultados e Discussão: As atividades práticas laboratoriais foram realizadas no horário regular da disciplina complementadas com aulas extras através da plataforma online google meet, onde foram disponibilizadas questões e casos clínicos com posteriores resoluções objetivando elucidar as dúvidas que eram apresentadas, dessa forma houve maior interação com os alunos. Além das atividades práticas e onlines realizadas, foi disponibilizado materiais de estudos elaborados para melhor entendimento dos assuntos abordados. A prática da monitoria constitui um ambiente de desenvolvimento pessoal do discente monitor e para o próprio docente orientador, devido às trocas vividas. Além das contribuições, o envolvimento do monitor é algo que o professor orientador busca por meio da participação nas etapas de desenvolvimento de atividades, participação em laboratórios, elaboração de materiais educativos, dentre outras atividades práticas e centíficas. Desenvolver atividades programáticas com a equipe de monitores e junto aos docentes permite que haja o aprimoramento do processo de aprendizagem como aluno e futuro profissional da área. O monitor contribui com o professor nas metodologias que serão aplicadas com os alunos na sala de aula e em outros espaços como o laboratório de prática, o que lhe proporciona aprimoramento científico, advindo da troca de conhecimento através do elo entre professor-monitor e monitor-aluno. Considerações finais: As experiências vivenciadas por monitores e discentes da disciplina de FCTBMF possibilitaram observar a importância da conexão do ensino teórico com o ensino prático, tornando mais real e intrigante o conhecimento adquirido nas aulas ministradas pelos professores. A união da teoria e prática permite que o monitor se sinta capaz de atuar frente às demandas que surgirem em sua área de atuação. Desse modo, a prática de monitoria é essencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que proporcionou ressignificar as metodologias de ensino e as atividades desenvolvidas pelos monitores, contribuindo para um melhor desempenho dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria; Relato de Experiência; Ensino.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018