Introdução: O psiquiatra e psicanalista Félix Guatarri juntamente com Gilles Deleuze, durante o período de maio de 68, começaram a escrever sobre a necessidade de criar novas formas de viver. Com uma sólida base teórica filosófica, os autores fugiram da psicologia, por considerar que as abordagens mantinham o status quo, e agenciam suas forças para pontuar os equivocos daquela que poderia contribuir com uma nova construção social, mas que falha em sua arquitetura conceitual: a psicanálise. Objetivo: Apresentar, de forma introdutória, principalmente aos leitores que nunca ouviram falar deste tema, a pergunta motora para esta temática: que é esquizoanálise? Resultados:A esquizoanálise considera que a psicanálise,erguida sobre a ideia que atravessa a história da racionalidade ocidental, desde Platão, de que o desejo é sempre de algo que falta, e na idéia do Complexo de Édipo, a própria psicanálise funciona como um aparato de contenção do desejo e repressão de novas formas de vida. Neste sentido, a esquizoanálise propõe uma inversão radical de adaptação ao modelo clínico e ao modelo socialmente estabelecido pelo capitalismo que busca a castração de novas formas de vida e de relações. Método: A partir de uma revisão bibliográfica das principais obras da esquizoanálise, o presente trabalho não possui um fluxo linear de exposição, mas um fluxo livre em que os conceitos podem escapar das tentativas de querer apreendê-lo em um único parágrafo. Considerações finais:Pode-se perceber a necessidade subjetiva e social da emergência e efetivação da esquizoanálise para a realização de novas formas de vida, mais potentes e mais pulsantes de vida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018