Introdução: Barreto (2015) define relacionamento abusivo como aqueles em que existem excesso de poder e controle que possuem como finalidade a objetificação do outro. A partir das pesquisas realizada com os seguintes descritores “relacionamento abusivo” e “violência psicológica”, nota-se que há uma relação intrínseca entre ambos, assim, o presente trabalho irá abordar de que forma tal relação se dá. Nesse contexto, Hirigoyen, (2006) afirma que as principais pretensões adquiridas com os comportamentos de violência psicológica são os de obter a total submissão da mulher, o controle da sua vida e a manutenção do poder. Vale ressaltar que a análise do trabalho será feita a partir de relacionamentos abusivos heterossexuais, que, na grande maioria dos casos, têm-se a mulher como vítima. O que pode ser identificado a partir dos dados registrados no DATASUS de que no período de 2011 a 2021, o país teve mais de três milhões de casos de violências (física, psicológica/moral, tortura, sexual, negligência/abandono) (TONEL et al, 2022). Estas que, por muitas vezes, não conseguem sair de tal relacionamento por não identificar as ações do cônjuge como violentas ou abusivas, tendo em vista que, historicamente, o sistema de dominação e de exploração mais antigo é o patriarcado, que se constitui como um sistema de relações sociais que caracteriza a dominação do gênero masculino sobre o gênero feminino em suas diversas formas, e mantém suas marcas nas relações atualmente. Portanto, faz-se necessário uma maior compreensão de tais temas para que mulheres vítimas dessas violências não sejam mais silenciadas. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo discutir os impactos da violência psicológica nos contextos de relações abusivas de casais heterossexuais. Metodologia: A presente pesquisa foi realizada a partir da revisão de literatura, a qual identifica, analisa e sistematiza resultados de estudos científicos existentes sobre um determinado tema, utilizando critérios pré-estabelecidos e uma questão norteadora (ANDRADE et al, 2022). Dessarte, o método qualitativo foi optado devido à precisão de uma compreensão do fenômeno, a partir das experiências vividas de cada pessoa.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018