Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), é uma doença crônica metabólica multifatorial e alguns estudos demonstraram que pessoas que seguem uma alimentação baseada em plantas melhoraram a sensibilidade à insulina e controle glicêmico. Objetivo: revisar evidências sobre a relação do vegetarianismo e o controle glicêmico. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão integrativa, onde a busca de dados foi realizada no National Library of Medicine (PUBMED), com os Descritores em Ciências da Saúde combinados utilizando os operadores booleanos “OR” e “AND” da seguinte forma: (plant-based dietary) AND (Diet) AND (Vegetarian) AND (Diabetes Mellitus) AND (Type 2). Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados cinco estudos. Resultados: Todos os cinco estudos elegíveis para a presente revisão eram ensaios clínicos randomizados e observaram que a adoção de dietas vegetarianas proporciona benefícios em pessoas com DM2, como melhora na secreção de insulina pósprandial, na função das células beta e aumento de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), proporcionando melhor controle dos níveis de glicose no sangue, além de maior saciedade auxiliando na gestão do peso corporal. Considerações finais: Conclui-se que uma dieta a base de plantas pode fornecer bons resultados no controle glicêmico e na saciedade, quando comparada com uma refeição sem restrição de carne, o que pode ser explicado por alguns mecanismos como o aumento de GLP-1, melhora na secreção de insulina pós-prandial e na função das células beta. Entretanto para que venha a consolidar essa dieta como uma estratégia segura para pessoas com DM2, ainda são necessários mais estudos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018