O COMPARTILHAR DE PERSPECTIVAS E INTERFACES PARA ATUAÇÃO NA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: UM RELATO DE PÓS-GRADUANDOS

  • Autor
  • Ismael Moreira de Sousa
  • Co-autores
  • Fiama dos Santos de Freitas Bessa Campos , Marcélid Berto da Costa , Camila Santos Barros , Leilane Barbosa de Sousa , Lea Fias Pimentel Gomes Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    Introdução: A reflexão sobre o processo formativo é uma posição ontológica e epistemológica importante para a compreensão de si dentro da realidade até as implicações desse momento para o futuro, e o alinhar dessa reflexão em um momento coletivo para compartilhamento, possibilita o conhecimento, a aproximação e a interpretação de outras singularidades. Para além de uma especialização para o mercado de trabalho, em sala de aula e em ambientes correlatos, o pós-graduando precisa da convivência com métodos que fortaleçam a proposta do protagonismo no processo de ensinagem. Objetivo: Relatar a experiência de pós-graduandos em enfermagem obstétrica durante uma atividade de aprendizagem colaborativa para compartilhar experiências e perspectivas sobre a vida profissional quando enfermeiros obstetras. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência. Esse tipo de estudo pertence ao domínio social, contando com relatos de motivações, aspirações, crenças e significados que fazem parte das experiências humanas, imprimindo observações e conjecturas. A experiência foi vivenciada em uma sala de aula em um dos momentos de compartilhamento na primeira disciplina do curso de pós-graduação em enfermagem obstétrica. A atividade propôs que os discentes trouxessem impressões pessoais através de desenhos e/ou palavras-chave em uma folha de papel ofício a partir de experiências e perspectivas sobre o ser enfermeiro obstetra. Após a distribuição da folha, houve uma tolerância de 15 minutos para a introspecção e confecção do cartão de apresentação. Em seguida ocorreu a exposição individual e voluntária para explicação e relação dos desenhos e palavras-chave com o experienciar algo na saúde da mulher, bem como sobre as expectativas para o ser enfermeiro obstetra e as interfaces entre pós-graduação e vida profissional. Resultados e Discussão: No momento da exposição, 37 discentes justificaram seu desenho e relacionaram com as palavras-chave escritas nas folhas desenhadas, imprimindo seus motivos para a escolha do curso, as expectativas para o processo formativo e obtenção do título. As folhas foram anexadas no quadro branco formando um mural, e identificadas três categorias temáticas: cinco folhas para institucionalização da assistência obstétrica, onze para humanização da assistência obstétrica e vinte e uma para realização pessoal para aquisição e re/construção do conhecimento para a prática. Ao analisar empiricamente as falas e as representações nas folhas, evidencia-se que uma pequena parcela de enfermeiros ainda institucionaliza o cenário da atuação da enfermagem obstétrica. Reconhece-se que a existência de vicissitudes para a transformação integral de uma visão ultrapassada desse cenário está intimamente relacionada às raízes modelo assistencial biologicista e baseado na hegemonia médica e hospitalocêntrica. Em contrapartida, outros 11 desenhos e falas mostram a parcela de enfermeiros que se preocupam com a desinstitucionalização reflexiva do trabalho de parto e parto. Humanizar esses momentos proporciona o protagonismo e a corresponsabilização do cuidado. 21 folhas e falas representam o reconhecimento da importância que os enfermeiros atribuem a formação continuada, além de apontar realizações pessoais e relevância do conhecimento para gerar impacto na assistência obstétrica a partir do desenvolvimento de pesquisas. Os estudos realizados sobre enfermagem obstétrica no Brasil concentram-se nas atitudes e práticas do enfermeiro obstetra. Considerações finais: As atividades desenvolvidas no âmbito da perspectiva da aprendizagem colaborativa promovem a reflexão sobre a práxis do enfermeiro pós-graduando em enfermagem obstétrica, bem como desnuda as interfaces da percepção da realidade e do futuro. Com essa experiência identifica-se que ainda existem pressupostos assistenciais na enfermagem ligados ao modelo de saúde ultrapassado e fragmentador. Contudo, muitas expressões permitem constatar que existem enfermeiros que valorizam a educação continuada como base para uma assistência humanizada e qualificada no campo da obstetrícia.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem Obstétrica; Aprendizagem Colaborativa; Educação Continuada.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
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  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
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  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
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  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

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Laiza.Rodrigues
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A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

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