Introdução: As neoplasias melanocíticas em cães e gatos se originam de melanócitos e melanoblastos. Nos cães, representam de 9 a 20% das neoplasias cutâneas, enquanto raros em gatos. Podem ser benignos (melanocitomas) ou malignos (melanomas), com melanomas frequentemente afetando a cavidade oral. Tem prevalência em cães com pele escura e idosos. O diagnóstico envolve avaliação clínica e exames complementares como citologia, histopatologia e de imagem. O tratamento inclui cirurgia e terapias adjuvantes. O prognóstico é desfavorável devido recidivas e metástases. Objetivo: Relatar um caso de melanoma melanótico metastático em cão. Métodos: Foi atendido em Fortaleza um cão SRD, de 10 anos e 3 meses, com um nódulo no membro anterior esquerdo e dificuldade de locomoção. O animal apresentava linfonodomegalia associada a uma massa tumoral. Foram solicitados exames hematológicos, bioquímicos, citológico, ultrassonografia abdominal e radiografias, e o animal foi encaminhado para exames pré-operatórios. Resultados: No hemograma foi constatada trombocitose, todas as enzimas bioquímicas estavam dentro da normalidade, a citologia foi sugestiva de melanoma melanótico, na radiografia foi visualizado aumento de volume de tecidos moles em úmero esquerdo, sem comprometimento ósseo e na ultrassonografia foi observada estrutura arredondada e situada em região inguinal esquerda. Considerações finais: Entende-se que o melanoma em cães é uma neoplasia importante devido sua alta incidência na clínica médica veterinária. Portanto, considera-se que, mediante o conjunto de circunstâncias apresentadas, a utilização de exames complementares, como citologia, radiografia e ultrassonografia são ferramentas de suma importância para um diagnóstico mais assertivo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018