Aplicação do Método de Ensino-Aprendizagem para Discentes da Disciplina de Fisiopatologia: relato de experiência

  • Autor
  • Francisca Cleane Barros De Araújo
  • Co-autores
  • Rodolfo de Melo Nunes
  • Resumo
  •  

    Introdução: A fisiologia é o estudo das diferentes funções dos seres vivos, sejam elas biológicas, físicas ou químicas (Lemke, 2020). No decorrer dos anos e com a criação de novas tecnologias foram sendo aprimoradas várias áreas do campo da saúde, e como consequência as disciplinas curriculares dos cursos de graduação também precisaram sofrer modificações, fazendo com que o discente adotasse um conhecimento mais crítico para a resolução de problemas. Assim, o processo de ensino e aprendizagem não se resume apenas a passar teoria, mas é necessário que se adotem atividades para que esse conhecimento seja efetivo (2020). Por conseguinte, muito está se utilizando as metodologias ativas como forma de facilitar esse processo de educação com o intuito de trazer experiências reais ou simuladas, visando incentivar a solução de problemas advindos da prática (Souza, 2021). Desta forma, diante de tantas práticas pedagógicas, adotou-se o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), onde utiliza adversidades reais para que o acadêmico se sinta estimulado e se envolva ativamente, desempenhando então um papel importante para a realidade na qual será vivida.  Objetivo: Relatar a experiência do método de ensino- aprendizagem PBL para acadêmicos da disciplina de fisiopatologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades realizadas na monitoria da disciplina de Fisiopatologia para acadêmicos em saúde do Centro Universitário Fametro (Unifametro) de Maracanaú, realizada entre os dias 15 de abril a 20 de junho.  Resultados e Discussão: Na fase inicial do projeto foram elaborados questões-problemas pela monitora da disciplina como metodologia ativa, com o intuito de estimular os processos cognitivos dos acadêmicos sobre um determinado assunto. Os materiais utilizados foram: artigos científicos e casos-clínicos, ambos baseados nas aulas teóricas de acordo com o conteúdo abordado pelo docente da disciplina. Com efeito, procurou-se levar em consideração não somente as patologias, mas os respectivos fármacos que são utilizados nessas doenças, fazendo com o estudante seja o foco central e que o professor atue como facilitador desse conhecimento. Considerações finais: Os discentes se mostraram interessados. As respostas e o rendimento dos alunos enfatizaram a positividade da monitoria e valorizaram o propósito da metodologia ativa acarretando um ambiente facilitador para a transmissão desse conhecimento. Pode-se notar aparentemente que a efetividade das perguntas possibilitou a relação entre os conhecimentos básicos da disciplina e o contexto no qual esses serão utilizados na prática clínica.

  • Palavras-chave
  • Ensino- Aprendizagem; Fisiopatologia; Problematização.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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