Introdução: A fisiologia é o estudo das diferentes funções dos seres vivos, sejam elas biológicas, físicas ou químicas (Lemke, 2020). No decorrer dos anos e com a criação de novas tecnologias foram sendo aprimoradas várias áreas do campo da saúde, e como consequência as disciplinas curriculares dos cursos de graduação também precisaram sofrer modificações, fazendo com que o discente adotasse um conhecimento mais crítico para a resolução de problemas. Assim, o processo de ensino e aprendizagem não se resume apenas a passar teoria, mas é necessário que se adotem atividades para que esse conhecimento seja efetivo (2020). Por conseguinte, muito está se utilizando as metodologias ativas como forma de facilitar esse processo de educação com o intuito de trazer experiências reais ou simuladas, visando incentivar a solução de problemas advindos da prática (Souza, 2021). Desta forma, diante de tantas práticas pedagógicas, adotou-se o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), onde utiliza adversidades reais para que o acadêmico se sinta estimulado e se envolva ativamente, desempenhando então um papel importante para a realidade na qual será vivida. Objetivo: Relatar a experiência do método de ensino- aprendizagem PBL para acadêmicos da disciplina de fisiopatologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades realizadas na monitoria da disciplina de Fisiopatologia para acadêmicos em saúde do Centro Universitário Fametro (Unifametro) de Maracanaú, realizada entre os dias 15 de abril a 20 de junho. Resultados e Discussão: Na fase inicial do projeto foram elaborados questões-problemas pela monitora da disciplina como metodologia ativa, com o intuito de estimular os processos cognitivos dos acadêmicos sobre um determinado assunto. Os materiais utilizados foram: artigos científicos e casos-clínicos, ambos baseados nas aulas teóricas de acordo com o conteúdo abordado pelo docente da disciplina. Com efeito, procurou-se levar em consideração não somente as patologias, mas os respectivos fármacos que são utilizados nessas doenças, fazendo com o estudante seja o foco central e que o professor atue como facilitador desse conhecimento. Considerações finais: Os discentes se mostraram interessados. As respostas e o rendimento dos alunos enfatizaram a positividade da monitoria e valorizaram o propósito da metodologia ativa acarretando um ambiente facilitador para a transmissão desse conhecimento. Pode-se notar aparentemente que a efetividade das perguntas possibilitou a relação entre os conhecimentos básicos da disciplina e o contexto no qual esses serão utilizados na prática clínica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018