Introdução: O sistema mais utilizado para prevenção e monitoramento da lesão cariosa é o ICDAS (Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cáries). Se não tratada precocemente, a lesão cariosa pode gerar grandes malefícios com o passar do tempo, levando a um tratamento tardio, mais invasivo e incômodo, que pode gerar dor e ansiedade para a criança no decorrer do tratamento. O processo de exames para um diagnóstico confiável pode se tornar longo e inconsistente, pois dentro do sistema tradicional existem vários critérios a serem avaliados, os quais são avaliados de forma minuciosa e detalhada pelo profissional, que pode ainda ter sua avaliação alterada devido a jornada de trabalho, acarretando consequências. Dessa forma, pode ser possível a implementação da inteligência artificial (IA) para tornar o diagnóstico final mais preciso. Objetivo: O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura acerca de como a Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões cariosas na Odontopediatria. Metodologia: Foi realizada pesquisa nas bases de dados: PubMed e BVS (que engloba todos os outros portais de pesquisa científica), com os descritores “Odontopediatria”, “Inteligência Artificial” e “Cárie”, aplicando os critérios de inclusão e exclusão, no filtro de 2014 a 2024, resultando na seleção de 4 artigos. Resultados e Discussão: A Inteligência Artificial pode se tornar um meio mais rápido e fácil de detectar uma lesão dentária, visto que, existem softwares que são programados para conseguir reconhecer uma lesão ainda na fase inicial utilizando apenas uma radiografia ou foto do dente do paciente. Assim, serve de auxílio para o odontopediatra, pois é um apoio confiável na prática clínica do dia a dia, aumentando a precisão do diagnóstico, ademais com o público infantil, no qual existem maiores chances de apresentarem resistência a exames clínicos. Como métodos preventivos, uma parte dos odontopediatras avaliam utilizando o CRAM (Modelo de Previsão de Risco de Cárie), e de acordo com os resultados, se inicia ou não os cuidados imediatos, para reduzir riscos futuros. As pesquisas revelam que em outros países implementaram os algoritmos na criação de aplicativos educacionais, que ensinam e estimulam os pais a cuidarem da higiene bucal dos filhos, com enfoque na população em situação de vulnerabilidade social, sendo importante para criação de um fator positivo e importante para evitar a evolução de lesões já pré-existentes. Considerações finais: Dessa forma, os odontopediatras podem utilizar a IA como uma ferramenta de auxílio clínico, pois assim irão descomplicar e dinamizar sua jornada de trabalho, consequentemente será positivo para as crianças e seus pais, pois terão um atendimento mais detalhado e eficiente, evitando procedimentos mais invasivos e estressantes. No geral, o algoritmo pode ser utilizado em todo o sistema de saúde, implementado junto com o método tradicional (ICDAS), com baixo custo benefício e acesso facilitado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018