Introdução: O aprendizado ativo emerge como um novo paradigma para a oferta de educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, com capacidade para responder à maioria dos desafios existentes nas instituições de ensino, demonstrando que a educação não pode ser considerada mais uma prática simples. Neste sentido, a educação atual requer uma atitude de corresponsabilidade com relação à aprendizagem, tendo a necessidade de um comprometimento mútuo entre docentes e discentes. Dessa forma, a utilização de métodos ativos evidencia a mudança de papel do estudante. Este precisa responsabilizar-se por sua aprendizagem, ser capaz de apresentar questionamentos relevantes para o contexto, além de buscar solucioná-los por meio de diferentes maneiras. Nesse cenário, tem-se a patologia, uma disciplina fundamental à formação de profissionais na área da saúde que articula a ciência básica à prática clínica, tendo como temática o câncer, mais especificamente o adenocarcinoma de mama. Esse representa a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras, e em nível mundial cede o lugar apenas para o câncer de pulmão, representando um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Objetivo: Descrever um relato de experiência acerca da construção de material em biscuit referente à temática adenocarcinoma de mama para a disciplina de Patologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa acerca de uma atividade desenvolvida por uma discente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará – UECE na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central – FASISC em Quixeramobim referente à feira artesanal da disciplina de Patologia. A atividade foi fomentada no período do primeiro semestre do ano de 2024. Portanto, no momento inicial, foram realizados o aprofundamento teórico e discussões sobre a temática. Em seguida, o material em biscuit para a confecção de um protótipo de mama foi adquirido. Posteriormente foram visualizadas algumas imagens anatômicas fisiológicas e patológicas em relação à estrutura da mama e o adenocarcinoma para a confecção do material. Ao final, o protótipo da mama acometida pelo adenocarcinoma foi apresentado para toda a turma da Patologia e para a docente responsável no salão da instituição. Na ocasião, os alunos e a professora realizaram alguns questionamentos no intuito de enriquecer a discussão e mostrar o impacto dessa patologia para a sociedade bem como a importância de um diagnóstico precoce. Resultados e Discussão: A confecção e apresentação de um protótipo de adenocarcinoma de mama aprofundou o conhecimento dos discentes em Patologia. A produção necessitava, como processo, de uma análise baseada em anatomia e patologia que servisse para consolidar a aplicação prática dos conceitos teóricos. No questionamento, debates gerados durante a própria apresentação, questões específicas sobre variações morfológicas do adenocarcinoma e suas implicações clínicas foram levantadas, expandindo assim os problemas de diagnóstico e tratamento em discussão. Feedbacks foram realizados por parte da docente e discentes presentes que estavam apreciando as descobertas. Ressaltou-se a importância do diagnóstico precoce e estratégias de prevenção que seriam enriquecidas por essa visão relacionada à relevância para os aspectos de saúde pública em casos de câncer de mama. Isso provou que, por meio de métodos de aprendizagem ativa, os conteúdos são bem assimilados; ao mesmo tempo, auxiliam na construção de habilidades críticas e práticas essenciais para a formação médica. Considerações finais: Conclui-se que o uso de métodos ativos, no caso, a feira artesanal realizada na disciplina de Patologia, estimulou a aluna a ser protagonista do seu conhecimento, permitindo a liberdade de buscar não somente o conteúdo, mas questionamentos a serem respondidos. Ainda, possibilitou que a aluna mostrasse a sua habilidade em confeccionar um material didático, crítico e criativo para chamar a atenção dos discentes e da docente em relação a uma temática extremamente importante e preocupante. A elaboração desse material de forma lúdica mostrou que é possível ao mesmo tempo a aquisição de conhecimento, desenvolvimento de uma habilidade e diversão na sua execução, tornando o aprendizado mais leve.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018