Introdução: As próteses dentárias de resina acrílica são amplamente utilizadas na odontologia devido à sua versatilidade, biocompatibilidade e custo acessível. No entanto, a superfície rugosa inerente das resinas acrílicas pode favorecer a adesão bacteriana e a formação de biofilme, o que, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de infecções orais, como a candidíase. Diversos estudos têm investigado métodos de polimento e tratamentos de superfície que visam reduzir a rugosidade superficial e, consequentemente, a aderência microbiana, ao mesmo tempo em que melhoram a estética e a durabilidade das próteses dentárias. Objetivo: Identificar a relação do polimento de próteses odontológicas e sua influência na higiene e estética para uma melhor qualidade de vida e saúde do paciente. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura em que foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e ScienceDirect. Foram utilizados os descritores “Polymethyl Methacrylate”, “Dental Polishing” e “Biofilms”, e foram achados, no total, 109 artigos. Os critérios de inclusão foram estar disponíveis na íntegra, publicações dos últimos 4 anos e nos idiomas Inglês e Português. Excluíram-se os artigos de revisão de literatura, revisão sistemática, monografias, dissertações, teses, cartas ao editor e os repetidos. Logo, foram obtidos 5 artigos que corresponderam com os critérios de seleção. Resultados e Discussão: O Polimetil Metacrilato (PMMA) pode apresentar diferentes tipos de rugosidades dependendo do tipo utilizado e o glazeamento utilizado. Então, o polimento a ar em próteses odontológicas de base acrílica mostrou eficácia para limpar o PMMA com biofilme bacteriano, contudo aumentou um pouco sua rugosidade. Desse modo, uma alternativa para diminuir a rugosidade da prótese seria a utilização de filmes de carbono tipo diamante após utilizar o polimento a ar. Além disso, pôde ser visto que o reforço da prótese com fibras de nylon pode diminuir sua rugosidade. Ademais, foi observado também que a fabricação de tais próteses por fluxo digital (CAD/CAM) piorou ligeiramente a rugosidade comparadas com próteses feitas analogicamente. Considerações finais: Um bom polimento, glazeamento e material utilizado pode alterar a rugosidade do PMMA, alterando sua estética, brilho e capacidade de aderir biofilme bacteriano. Portanto, o polimento a ar, o reforço com Nylon e a utilização de um filme de carbono tipo diamante, podem agregar nos fatores citados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018