Introdução: Streptococcus mutans é a bactéria que está mais comumente associada à cárie dentária, pois é capaz de aderir à película salivar do esmalte e formar biofilmes. Como forma de combatê-la, foram avaliados produtos químicos sintéticos capazes de produzir uma atividade antisséptica. Contudo, tais produtos podem ser danosos à mucosa oral e aos dentes, além do aumento significativo da resistência bacteriana aos antimicrobianos convencionais. Dessa forma, os óleos essenciais surgem como possível agente antibactericida e uma possibilidade para os cuidados orais. Objetivo: Avaliar a atividade antibacteriana de óleos essenciais sobre S. mutans. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, que para sua execução foram coletados artigos dos últimos cinco anos (2019-2024) utilizando as plataformas PubMed, Scielo e Science Direct com os descritores: “Oils, Volatile”, “Streptococcus mutans”, “Dentistry” e “Anti-Bacterial Agents”, com os critérios de exclusão: artigos incompletos eletronicamente, revisões de literatura e textos em inglês. Encontrou-se 17 artigos, dos quais, após aplicar os critérios exclusivos, 5 foram eleitos para esta revisão de literatura. Resultados: Os 5 artigos selecionados mostraram que os óleos essenciais possuem capacidade de inibir a formação de colônias bacterianas de S. mutans, além de outras bactérias da cavidade oral. Além disso, em alguns estudos foi possível observar que o composto pode inibir a formação de biofilmes. Considerações finais: Os óleos essenciais demonstraram ser um possível aliado ou, até mesmo, uma alternativa aos antimicrobianos convencionais frente à resistência bacteriana e aos efeitos adversos, especialmente com relação a S. mutans, que foi o objeto principal desta revisão.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018