Introdução: Em uma casa de acolhimento, a segurança, moradia e socialização são essenciais para o bem-estar das crianças. Apesar do acesso a recursos e lazer que melhoram sua qualidade de vida, a retirada do ambiente familiar e outros fatores tornam a adaptação desafiadora. A psicologia contribui para o desenvolvimento social e afetivo, além de fortalecer habilidades individuais e coletivas das crianças acolhidas. Objetivo: Compartilhar conhecimento e contribuir com profissionais de outras áreas interdisciplinares com a Psicologia, descrevendo as intervenções utilizadas para a socialização, interação social e afetividade em um abrigo institucional da primeira infância. Metodologia: Este trabalho trata do relato de experiência de duas alunas em formação. O mesmo foi feito a partir de observações do campo, entrevistas e compreensões teóricas. A fundamentação teórica foi embasada em consultas a bases de dados científicos, como Google Acadêmico e Scielo (Scientific Electronic Library Online), utilizando termos-chave como “Acolhimento Institucional”, “Psicologia” e “Socioafetividade”. Essas fontes forneceram suporte teórico para a análise das intervenções psicológicas em um abrigo institucional. Resultados e Discussões: Os resultados das intervenções demonstraram a eficácia das intervenções voltada para o reconhecimento das emoções, como: contações de história e imitações das emoções (raiva, tristeza, medo, nojo e alegria), e atividades musicais e o brincar compartilhado, com foco em reprodução de músicas infantil direcionada aos movimentos corporais, uso de instrumentos caseiros como chocalho com diversos grãos e brinquedos que incentivassem o dividir. Os resultados destacaram que na primeira intervenção a imitação obteve maior êxito, fazendo com que a socialização fosse mais bem trabalhada. Logo após a contação de história, que fez a comunicação ser mais bem desenvolvida. E finalizando com a pintura, onde se pode observar uma menor taxa de envolvimento, já que algumas crianças eram novas e não tinham ainda um maior desenvolvimento motor. Já na segunda intervenção as musicas infantis se destacaram, fazendo com que as crianças interagissem com as outras e até mesmo dançassem juntas. Os instrumentos caseiros também se destacaram, visando o trabalho da motricidade e o “minha vez e sua vez”, pois foram feitos partilhas do chocalho, cada um ficando com ele por alguns minutos e depois dando para outra criança. Com isso pode-se notar que a contribuição do psicólogo nas unidades de acolhimento são significativa, já que o papel do psicólogo institucional é contribuir para a promoção da saúde e bem-estar dos integrantes e da instituição, assim como, outros profissionais são fundamentais neste campo. No caso especifico de uma casa de acolhimento sua atuação é fundamental para promover o bem-estar psicológico e social das crianças acolhidas, além de colaborar para o bom funcionamento da instituição como um todo. Considerações finais: O psicólogo, ao utilizar intervenções como o brincar, a contação de histórias e a música, desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças institucionalizadas Brincadeiras em grupo, como mímica, desenhos com tintas e dança favorece a interação social, e incentivam a expressão individual. A leitura, por sua vez, estimula a criatividade e, quando realizada em grupo, pode promover interesses comuns entre as crianças. Essas atividades demonstraram a promoção de comportamentos pró sociais, para capacitar os indivíduos a se integrarem e se desenvolverem no meio social em que estão inseridos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018