INTERAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: SOCIALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Autor
  • Maria Clara Mesquita Guimarães
  • Co-autores
  • Tamyres Roberta Matos Lopes
  • Resumo
  •  

    INTERAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR:

    SOCIALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

     

     

     

     

    Relato de experiência – psicologia

    Orientador: Ticiana Siqueira Ferreira

    Área Temática: Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação

    Área de Conhecimento: Ciências da Saúde

    Encontro Científico: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa

     

     

    Introdução: A interação social tem um papel importante no desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos em ambiente escolar. Segundo Del Prette (2017), "a escola não é apenas um espaço de aprendizado acadêmico, mas também um cenário fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais e relacionais dos estudantes" (p. 23). Objetivo: Relatar a experiência vivida e como esta contribui para a construção do conhecimento psicológico. Metodologia: O presente trabalho trata de um relato de experiência, do tipo descritivo, de alunas do curso de psicologia de um centro universitário privado do Estado do Ceará, durante atividades práticas da disciplina de práticas integrativas IV. Após observação e entrevistas, identificamos a necessidade de trabalhar a queixa de existências de pequenos grupos entre os alunos. Ao longo dos encontros, implementamos atividades que visavam aumentar o engajamento. Os alunos, inicialmente apresentavam dificuldade em socializar fora de seus grupos. O projeto foi implementado em uma Escola de Ensino Médio de ensino integral. As intervenções ocorreram durante sete encontros planejados. Foram trabalhadas as habilidades sociais, com a finalidade de promover um ambiente mais harmônico e melhor integração entre os alunos. Proporcionando trabalho em equipe, integração e coletividade.  Resultados e Discussão: Nos primeiros encontros, a interação social entre os alunos era limitada. No quarto encontro, a dinâmica da "Batata Quente" ajudou a quebrar a timidez e incentivou conversas. No quinto encontro, a mistura de grupos promoveu colaboração e a participação de alunos isolados. No sexto encontro, atividades em duplas facilitaram conversas profundas e a descoberta de interesses em comum. Ao final, alunos e professores relataram uma maior integração, mostrando eficácia nas atividades. -Considerações finais: Durante o período das observações, entrevistas e intervenções foi possível entender como as interações entre alunos e membros da comunidade escolar influenciam o processo educativo e promovem um ambiente de aprendizagem inclusivo. A atuação da psicologia nesse âmbito seria de promover intervenções que facilitassem essas interações, identificando possíveis dificuldades individuais e grupais. O psicólogo também pode atuar na mediação de conflitos, na promoção de empatia e no desenvolvimento de habilidades sociais, essenciais para o desenvolvimento saudável das relações interpessoais.

    Palavras-chave: Interação; Escola; Social.

     

    Referências: DAZZANI, M. V. M. A psicologia escolar e a educação inclusiva: Uma leitura crítica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, p. 362–375, 2010.

    DEL PRETTE, Zilda AP; DEL PRETTE, Almir. Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Editora Vozes Limitada, 2018.

    Neves, M. B. da J., & Machado, A. C. A. (2005). Psicologia escolar e educação inclusiva: novas práticas de atendimento ?s queixas escolares. In A. M. Martínez (Ed.), Psicologia escolar e compromisso social (pp. 135-152). Campinas, SP: Alínea.

     

  • Palavras-chave
  • Interação; Escola; Social.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues 
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira 
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018