Introdução: Este trabalho resulta da atuação na monitoria da disciplina de Estágio de Práticas Jurídicas II, que é obrigatório e ofertado aos alunos do sexto semestre do curso de Graduação em Direito da Unifametro Maracanaú. A elaboração deste trabalho decorre da adesão ao Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC), uma iniciativa que busca incentivar a participação dos acadêmicos em atividades da faculdade, promovendo a oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos teóricos e oportunizando a experiência prática. De acordo com Craveiro (2015, p. 64) “Ensinar significa apoiar os estudantes no processo de confrontar as informações que eles possuem, auxiliando-os na reconstrução de novos significados para essas informações”. A monitoria acadêmica é uma ferramenta de aprendizagem ampla, pois contribui para facilitar a assimilação dos conteúdos da disciplina pelo alunos, que contam com um colega como facilitador, bem como contribui para a formação da próprio monitor, pois funciona como um estágio docente, favorecendo o conhecimento de um possível futuro campo de atuação profissional. O suporte ofertado permite um acompanhamento personificado das dificuldades enfrentadas pelos monitorados em relação aos temas abordados na disciplina e às atividades práticas. HAAG et al., 2008 considera que a monitoria “constitui-se em uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico-prático do aluno, mas não se concretiza como instrumento único e responsável pela qualificação deste". A atividade de monitoria, assim, desempenha um papel importante na formação do monitor, pois serve como uma estratégia para o desenvolvimento racional, permitindo também ao monitor um estudo teórico e prático, o qual potencializa sua formação acadêmica. Objetivo: Examinar e evidenciar práticas adotadas para apoiar a formação acadêmica dos universitários. No contexto serão descritos os procedimentos implementados, as dificuldades encontradas e a contribuição geral da monitoria para o processo educativo. Metodologia: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre as estratégias implementadas durante o desenvolvimento das atividades de monitoria no segundo semestre de 2024. A abordagem adotada pela monitora incluiu a preparação de materiais instrutivos, como resumos, perguntas e respostas, vídeos informativos e outros recursos de apoio. Esses materiais vêm sendo elaborados com o objetivo de facilitar a compreensão dos estagiários sobre os conteúdos abordados durante o estágio, contribuindo para uma melhor integração entre as atividades práticas e teóricas. Visando um processo de comunicação ágil e efetivo, foi criado um grupo no WhatsApp a pedido dos monitorados. Esse grupo possibilitou a troca de informações, materiais explicativos e o esclarecimento de dúvidas, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico. Entre os materiais disponibilizados estavam resumos e infográficos elaborados pelo Canva, os quais apresentavam os pontos considerados mais importantes dos conteúdos estudados; perguntas e respostas propostas por meio do Google Forms, as quais incentivaram os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido e ajudaram a sanar dúvidas; e vídeos informativos, auxiliando na ilustração dos conteúdos. A interação entre professora e a monitora, a organização e distribuição das atividades, se realizaram por meio de reuniões presenciais e remotas, momentos nos quais são discutidos avanços e desafios enfrentados durante o processo, oportunizando o ajuste das estratégias conforme necessário. Resultados e Discussão: A gestão da monitoria vem sendo realizada com base no acompanhamento do plano de ensino da disciplina, formulado pela professora orientadora. Utilizando o plano disponibilizado, realizou-se a organização de materiais e atividades relacionadas aos conteúdos abordados nas aulas. Além disso, a monitora mantém a interação por meio de canais virtuais visando auxiliar os colegas com eventuais dúvidas sobre o conteúdo, incluindo encontros virtuais para suporte adicional. Entretanto, algumas dificuldades se apresentaram durante a monitoria. Entre elas, a ausência de diálogo entre os estagiários, a baixa interação dos alunos monitorados com os materiais e a baixa procura pelo atendimento da monitoria. Apesar dessa realidade, a monitoria proporciona um significativo enriquecimento curricular para a monitora, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades interpessoais e para o aprofundamento do conhecimento na disciplina abordada. Considerações finais: A monitoria é um instrumento que auxilia no desenvolvimento dos alunos, atuando de forma complementar ao processo educativo, oferecendo oportunidades adicionais para o esclarecimento de dúvidas, a revisão de conceitos e a aplicação prática do conhecimento, criando assim um ambiente de aprendizado mais eficiente. A interação entre alunos e monitora visa proporcionar o suporte necessário para um aproveitamento intenso do conteúdo e o aprimoramento dos conhecimentos. No entanto, esse aproveitamento muitas vezes não ocorre devido a falta de iniciativa dos monitorados em melhor se integrarem às oportunidades propostas, gerando médio/baixo aproveitamento do programa. Para a monitora, foi necessário um aprofundamento nos conteúdos relacionados à resolução de conflitos, com ênfase na mediação, realizando revisão de tópicos já estudados anteriormente e ofereceram a oportunidade de explorar esses conteúdos de maneira mais detalhada. No entanto, é fundamental destacar que, apesar de sua relevância, a monitoria não deve ser considerada o único ou principal método para assegurar a qualificação acadêmica dos alunos. A monitoria, quando associada a outras práticas de aprendizado, é primordial para desenvolver habilidades práticas, preparar-se para o mercado, desenvolver a autoconfiança e expandir o conhecimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018