O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES EM UMA MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Luis Vitor Martins da Silva
  • Co-autores
  • Natália Bitar da Cunha Olegario
  • Resumo
  • Introdução: A Universidade é um ambiente repleto de oportunidades e apresenta um tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentro dessas características está presente a Monitoria Acadêmica como uma forma de ensino para os discentes fortalecerem os seus conhecimentos e aliarem a teórica com a prática. Atualmente, faz-se o uso de metodologias ativas, com o uso de tecnologias, para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos e essa prática é bastante utilizada nas monitorias acadêmicas. Dessa forma, é válido relatar o quão é imprescindível o uso de tecnologias na aplicação de uma monitoria acadêmica. Objetivo: Relatar a experiência de um monitor com o uso de tecnologias para o ensino-aprendizagem dos discentes em uma monitoria acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da realização de monitorias acadêmicas de Fisioterapia Respiratória no Centro Universitário FametroUnifametro, direcionadas para os alunos do curso de Fisioterapia. Os encontros eram realizados de forma híbrida, online e presencial, com os alunos do turno da manhã. Havia-se a utilização de plataformas digitais, a exemplo do Google Meet, para a realização dos encontros online, o Kahoot, para produção de jogos interativos e o Google Forms, para a construção de questionários, com perguntas e respostas, sobre as temáticas abordadas em sala de aula. Além disso, a monitoria disponibilizava de um perfil no Instagram para disseminar conteúdos pertinentes sobre a disciplina de Fisioterapia Respiratória. Resultados e Discussão: O uso da tecnologia foi crucial para a efetividade e um resultado positivo na aplicação das monitorias. Os recursos que foram utilizados foram norteadores para um bom desempenho dos discentes no decorrer da disciplina. No Google Meet eram realizadas as monitorias online e usava-se a projeção de slides, a visualização de vídeos, momentos para tirar dúvidas e aplicação de revisões. Na monitoria costumava-se atrelar com os momentos de revisão, a plataforma digital: Kahoot. Esse recurso era usado para interação com os discentes, avaliação do ensino-aprendizagem, metodologia de revisão e suporte de complementação das monitorias. Com o Google Forms, o objetivo do seu manuseio seria a aplicação de revisões periódicas para fortalecer os conhecimentos sobre os assuntos abordados em sala de aula. Além disso, foi possível explorar o uso das redes sociais como condutor de conhecimento e interação social com os discentes. A partir do perfil oficial da monitoria no Instagram, os alunos conseguiam revisar sobre os conteúdos, interagir de maneira lúdica e divertida com a plataforma e explorar curiosidades sobre o universo da Fisioterapia Respiratória. Diante disso, foi importante identificar que os discentes conseguiram ter uma maior aproveitamento e rendimento durante o semestre, que os saberes teóricos estavam consolidados diante dos momentos de aula prática e que a tecnologia auxiliou nesse processo.  Considerações finais: Diante do exposto, é válido ressaltar o que o uso de tecnologias e plataforma digitais foram benéficas para fomentar o ensino-aprendizagem dos alunos. Tais recursos garantiram uma melhor eficiência das monitorias e consequentemente um maior aproveitamento nas abordagens teóricas e práticas. 

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem Ativa, Monitoria, Tecnologia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

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