Introdução: O trauma dentário ocorre com maior frequência na região anterior da maxila. Essa área é considerada uma das mais desafiadoras tecnicamente para a reabilitação com implantes, devido às elevadas exigências estéticas que ela apresenta. A carga imediata em implantes dentários, especialmente na região estética (zona anterior da maxila), tem se tornado uma técnica cada vez mais utilizada na reabilitação oral. Sua popularidade se deve à possibilidade de restaurar tanto a função mastigatória quanto a estética de forma rápida e eficaz. Objetivo: Avaliar os impactos da carga imediata em implantes dentários na zona estética, com foco nos benefícios para o bem-estar do paciente e na obtenção de resultados funcionais satisfatórios. Metodologia: Uma revisão de literatura foi realizada nas bases de dados Pubmed, BVS e Lilacs, utilizando os descritores "Dental Implants", "Immediate Dental Implant Loading" e "Maxilla", resultando em um total de 559 artigos identificados. Foram excluídos artigos com mais de 10 anos de publicação e revisões de literatura, enquanto os critérios de inclusão abrangeram ensaios clínicos, relatos de casos e revisões sistemáticas. Foram, então, selecionados cinco artigos para compor o estudo. Resultados e Discussão: A perda de dentes na região anterior da maxila pode impactar diretamente a autoestima e o bem-estar do paciente, e a capacidade de proporcionar uma solução imediata melhora significativamente a experiência do tratamento. A busca por menos intervenções cirúrgicas e redução no tempo de tratamento de implantes resultou no desenvolvimento de protocolos revisados para colocação e carga. Entre esses avanços, a carga imediata se destaca como um procedimento de uso frequente na prática clínica. Além dos aspectos técnicos e clínicos, o sucesso do tratamento também depende da satisfação do paciente em termos funcionais, estéticos e psicológicos. A carga imediata tem mostrado alta previsibilidade a longo prazo e atende a essas necessidades, proporcionando uma reabilitação completa e bem-estar ao paciente. No entanto, um importante fator para o sucesso é a estabilidade primária do implante, além de uma de fatores técnicos e biológicos, que devem ser cuidadosamente avaliados para garantir o sucesso da osseointegração e a preservação dos tecidos moles e duros. Considerações finais: A carga imediata em implantes dentários na zona estética proporciona uma restauração rápida da função e da estética, resultando em alta satisfação do paciente, especialmente durante a fase inicial de cicatrização. O sucesso dessa técnica depende de um planejamento cuidadoso, da estabilidade primária do implante e da experiência do profissional. Embora ofereça diversos benefícios, como a melhora significativa no bem-estar do paciente, a seleção adequada dos casos e o monitoramento contínuo são essenciais para evitar complicações e garantir o sucesso a longo prazo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018