Introdução: A pesquisa analisa a implementação e efetivação dos Direitos Humanos no Ceará, destacando o impacto histórico da colonização na subalternização dos povos nativos e a evolução das legislações, como a Constituição Brasileira de 1988. Foca-se na Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH) do Ceará, criada pela Lei nº 18.310/2003 e busca entender como as políticas públicas são planejadas e executadas para promover os direitos humanos, especialmente para populações vulneráveis. Objetivo: Mapear as políticas públicas voltadas para a promoção dos Direitos Humanos na SEDIH do Ceará, compreender sua implementação e monitoramento, além de identificar os eixos de atuação voltados para as comunidades do estado. Métodos: A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com análise documental de legislações, planos de ação e relatórios oficiais da SEDIH. Incluiu uma revisão teórica baseada no pluralismo jurídico e na descolonização do conhecimento para entender a aplicação dos direitos humanos no contexto cearense. Resultados: A pesquisa revelou avanços e desafios na promoção dos direitos humanos no Ceará. A SEDIH desenvolveu iniciativas significativas, como programas para migrantes e pessoas com deficiência. Contudo, a efetivação completa desses direitos ainda enfrenta dificuldades, especialmente para grupos vulneráveis. A necessidade de maior monitoramento e inclusão das vozes marginalizadas foi destacada. Considerações finais: Apesar dos avanços da SEDIH, é necessário um acompanhamento mais rigoroso das políticas públicas. A incorporação das perspectivas dos grupos vulneráveis e a análise empírica dos projetos em andamento são essenciais para melhorar a efetividade das ações de promoção dos direitos humanos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018