DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE CRESCIMENTO E MULTIPLICAÇÃO BACTERIANA UTILIZANDO IA’S

  • Autor
  • Cinthia Regina da Silva Rebouças
  • Co-autores
  • Jéssica de Sousa , Isa Karol Martins Araújo , Licia Lisarte Alves Goiano
  • Resumo
  •  

    Introdução: Com o passar dos anos a microbiologia tem sido de suma importância para o avanço dos estudos abrangendo ainda mais o universo dos microrganismos e tudo o que ele tem a oferecer, com isso é interessante que existam diversas formas de apresentar este conteúdo, como documentários, vídeos, jogos que com o passar do tempo também se tornaram ferramentas de ensino tornando mais ativo e interativo o momento de aprendizagem.  Objetivo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de cartas com a temática da multiplicação e crescimento microbiano. Foram utilizadas ferramentas da inteligência artificial para seu desenvolvimento. O jogo criado teve como finalidade ilustrar os conceitos e dinâmicas do crescimento e multiplicação microbiana de maneira interativa e educativa. Metodologia: Utilizou-se o ChatGPT para definir e refinar as ideias de jogabilidade e as mecânicas do jogo, a inteligência artificial ajudou a determinar as regras do jogo, objetivo e número de jogadores. Para a identidade visual das cartas utilizou-se o Canvas, o que permitiu a criação visual das cartas com informações sobre as fases de crescimento microbiano e suas interações. As imagens dos personagens foram geradas com a inteligência artificial Lumenor AI para garantir representações visuais atraentes e coerentes com o tema. A imagem da caixa do jogo foi gerada com a inteligência artificial da Microsof Bing Imagens, selecionou-se e adaptou-se as imagens para uma embalagem visualmente coerente. Resultados e Discussão: Foi criado um protótipo físico e foi testado com estudantes e professores da Unifametro para avaliar a eficácia educacional e a jogabilidade. Ajustes foram realizados com base no feedback recebido.  O jogo foi batizado de Collonizzo e demonstrou ser uma ferramenta educacional eficaz para ensinar sobre o crescimento microbiano de maneira interativa. O uso de IA na criação de jogos ofereceu novas oportunidades para o ensino de ciências, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico. Considerações finais: O jogo Collonizzo representa um avanço significativo na educação de microbiologia, e seu desenvolvimento pode servir como modelo para futuras iniciativas de ensino baseadas em jogos.

     

    Palavras-chave: Crescimento; Microbiologia; Jogo educativo.

     

  • Palavras-chave
  • Crescimento; Microbiologia; Jogo educativo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
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  • Farmácia Hospitalar e Clínica
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  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
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  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
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  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
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