Avaliação de instrumento de ensino para a disciplina de Clinica Integrada II – Relato de experiência.

  • Autor
  • Rafaela Ferreira Santos
  • Co-autores
  • Lara Oliveira Santos , Cleia Fernandes de Oliveira , Paula Ventura da Silveira , Nayane Cavalcante Ferreira
  • Resumo
  • Introdução: A Iniciação Cientifica sobre a avaliação do instrumento de ensino é um estudo 

    que busca compreender como os estudantes da Clínica Integrada II avaliam suas habilidades e

    competências adquiridas durante os 3 anos cursando Odontologia no Centro Universitário 

    Fametro – Unifametro. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de Odontologia da 

    Clínica Integrada II sobre o próprio desempenho. Metodologia: Esse trabalho é um Estudo 

    Descritivo do tipo Relato de Experiência. O projeto foi iniciado em março/2024, a escolha da 

    temática principal foi realizada em março/2024. Durante os meses de abril/2024 a maio/2024 

    foram realizados estudos sobre o tema e a elaboração de um questionário para serem aplicados 

    aos estudantes da Clínica Integrada II. Em agosto/2024 a setembro/2024 os estudantes tiveram 

    a oportunidade de iniciar as atividades clinicas, o que permitiu uma identificação mais clara de como avaliar o instrumento de ensino. Em outubro/2024 o questionário será aplicado com o

    intuito de captar a percepção dos alunos após vivência clínica. Em outubro/2024 a

    novembro/2024 iniciaremos o artigo científico, que abordará os resultados obtidos ao longo do

    projeto. Resultados e Discussão: Até o momento, em setembro, o projeto encontra-se na fase

    de preparação para a aplicação do questionário. Esse questionário apresentará perguntas sobre

    as habilidades técnicas, habilidades de comunicação, capacidade de tomada de decisão,

    feedback e supervisão dos docentes. A autoavaliação dos estudantes é um componente essencial

    para a formação, pois permite que eles reflitam sobre suas próprias experiencias, identifiquem

    pontos fortes e áreas a serem melhoradas. Além disso, a autoavaliação é um indicador

    importante para os docentes, afim de adaptar suas abordagens pedagógicas. A análise final dos

    dados será realizada entre outubro e novembro, quando será possível identificar padrões e fazer

    comparações significativas entre as expectativas iniciais e as percepções após o início da prática

    clínica. Esses dados irão embasar a redação do artigo científico, que será voltado para a

    avaliação do ensino nas disciplinas e a eficácia pedagógica das práticas clínicas, com vistas a

    propor melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Considerações finais: Ao entender

    melhor como os futuros profissionais percebem e avaliam seu próprio desempenho, podemos

    contribuir para a formação de profissionais de saúde mais preparados e conscientes de suas

    competências.

  • Palavras-chave
  • Avaliação, Ensino, Odontologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira

Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues 
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira 
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018