Introdução: A formação do Brasil está enraizada em um passado colonial que ainda influencia suas estruturas sociais. Esse processo, descrito por Aníbal Quijano como "colonialidade", revela como o poder colonial se manteve ao longo do tempo. A música "Vila Rica" de Don L reconta essa história sob a perspectiva dos oprimidos, criticando estruturas de poder e religião como instrumento de dominação. Objetivo: Analisar as implicações da narrativa decolonial da música "Vila Rica", como resistência cultural, na produção de subjetividades brasileiras, por meio da ressignificação de memórias coletivas. Métodos: Adotando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise de discurso da música "Vila Rica", de Don L. Teve quatro etapas: identificação de temas, classificação, interpretação e conexão com as obras dos autores Sívia Lane e Aníbal Quijano. Resultados: A análise da música evidencia como sua narrativa decolonial ressignifica memórias coletivas ao articular criticamente elementos que refletem a resistência à colonialidade. Ao criticar estruturas de poder e uso da religião como controle, a música contribui para construção de novas subjetividades, pois conecta a Revolta da Vila Rica a atualidade. Portanto, a obra estimula reflexões sobre identidade e autonomia, e promove conscientização das dinâmicas opressivas que perduram. Considerações finais: A música reinterpreta a história colonial ao oferecer uma narrativa alternativa que desafia as versões oficiais e coloca a perspectiva dos oprimidos em destaque. Ela critica a opressão colonial e o papel da religião como ferramenta de controle, reconfigurando a memória histórica e evidenciando a exploração e o apagamento cultural.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2024!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XII Encontro de Monitoria, o XIV Encontro de Pós-graduação e o V Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Prof. Antonio Adriano da Rocha Nogueira
Coordenador da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2024.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2024-1/artigos
Comissão Organizadora
Unifametro
Fábio Júnior Braga
Laiza Rodrigues
Tom Lobo
Jéssica Loureiro
André de Sousa Sales
Thalita Rodrigues
Kely de Souza Pereira Maciel
Yara Emilly Lima Bezerra
Viviany Santos Oliveira
Alex Moura Paixão
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira - Coordenação Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo
Kauan Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2023 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2023
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018